Arte Sacra

Padre Marko Rupnik receberá título de Doutor Honoris Causa

Pontifícia Universidade Católica do Paraná outorgará o Título de Doutor Honoris Causa ao Religioso, Presbítero e Artista Marko Rupnik

Huanna Cruz
Da Redação

Pe. Marko Ivan Rupnik / Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 30, o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ir. Rogério Renato Mateucci, outorgará o Título de Doutor Honoris Causa ao Religioso, Presbítero e Artista Marko Rupnik. O jesuíta esloveno é teólogo e diretor do Atelier de Arte e Arquitetura do Centro Aletti (Roma/Itália), espaço que congrega artistas cristãos em vista de produções artísticas pautadas nos diversos elementos da tradição bíblica, teológica, espiritual e litúrgica.

Padre Rupnik também é o responsável pela confecção e instalação dos mosaicos que passam a revestir as fachadas do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP).

Por ocasião da outorga do título, padre Marko fará uma Palestra Magna com o tema “Educar pela beleza”, na Biblioteca Central do Campus Curitiba da PUCPR. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na modalidade presencial (vagas limitadas) ou on-line (transmissão ao vivo) até amanhã, 30 (clique aqui). 

Expectativas

Segundo o Gerente de Identidade Institucional da PUCPR, Diogo Marangon Pessotto, as expectativas para o evento são as melhores possíveis. Para ele, a presença do padre Rupnik é importante, primeiro, pela intrínseca vinculação entre arte, evangelização e espiritualidade. Depois, por sua relevância no cenário contemporâneo da arte sacra e da teologia.

Diogo atribui a estes dois elementos a participação de um número significativo de pessoas já inscritas, dentre elas docentes, colaboradores e estudantes da PUCPR bem como pesquisadores e amantes da relação arte-teologia. Ele ressalta que, sobretudo no Brasil, tem crescido o interesse nesta temática, seja no âmbito da pesquisa teológica como também no âmbito da arquitetura sacra. 

“A escolha pelo tema foi motivada, em primeiro lugar, pelo próprio ministério do padre Rupnik, que nos parece integralmente dedicado à educação e à evangelização pela via da beleza; e, em segundo lugar, pela evidência conferida ao tema pelo magistério pós-conciliar”, ressalta Diogo.

Título de Doutor Honoris Causa 

O título de Doutor ou Doutora Honoris Causa é a mais prestigiada honraria conferida por uma Universidade. É concedido a figuras altamente relevantes para a cultura e para a sociedade em vista de suas contribuições efetivas para a promoção humana e científica. No caso da PUCPR, em virtude de sua missão educativo-evangelizadora, a concessão do Doutorado Honoris Causa também prestigia homens e mulheres que se destacaram (e se destacam) por seu serviço eclesial, teológico e pastoral, tal como ocorre na concessão do título ao sacerdote.

Diogo Marangon afirma que padre Rupnik é reconhecidamente um dos mais importantes artistas sacros da atualidade. O sacerdote alia arte, teologia e espiritualidade como poucos, acrescenta Diogo, influenciando um sem número de lideranças, artistas, pesquisadores e profissionais que traduzem sua perspectiva segundo as suas diferentes realidades.

Obras de padre Rupnik

Para o Gerente de Identidade Institucional da PUCPR, as obras do padre Rupnik, localizadas nos mais diversos cantos do mundo – muitas delas em santuários, basílicas etc. –, seus escritos teológicos e espirituais e sua sensibilidade artística são as razões primeiras pelas quais a PUCPR concede o título ao sacerdote. A entrega é feita justamente no período em que o jesuíta esloveno encontra-se trabalhando no Santuário Nacional de Nossa Aparecida na instalação dos mosaicos bíblicos de suas fachadas. 

Padre Rupnik é um religioso e presbítero que une harmonicamente o labor artístico, a perspicácia teológica e a fecundidade espiritual em suas obras e em suas palavras.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo