Perdão

Padre de igrejas vandalizadas no Chile: reconstruir sem ódio; a fé vence

Padre Pedro Narbona, pároco das duas igrejas vandalizadas em 2019, recebe o Prêmio de Liberdade Religiosa da AIS Espanha

Da redação, com Vatican News

Padre Pedro Narbona em uma das igrejas vandalizadas no Chile /Foto: ACN

Pároco das duas igrejas vandalizadas no Chile, em 2019, padre Pedro Narbona recebeu prêmio “Liberdade Religiosa 2021” da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

O diretor da fundação de direito pontifício na Espanha, Javier Menéndez Ros, ao conceder o prêmio disse que a decisão foi unânime.

Leia também
.: Bispos do Chile se manifestam a respeito dos atos de violência no país

A motivação para a entrega do prêmio, segundo Javier, deve-se pela “conjunção do amor cristão e da fé, como arma infalível para vencer a hostilidade daqueles que insistem em impedir o exercício da liberdade religiosa”.

Prêmio 2021

Este ano, a ACN na Espanha, que concede este prêmio a cada dois anos, quis destacar “algo positivo dentro das violações e agressões que são sofridas no mundo por causa da fé”.

Ao mesmo tempo, a iniciativa deseja destacar como as comunidades “enfrentam este tipo de perseguição e assédio com espírito evangélico, com espírito de perdão e reconciliação e de busca da paz e do encontro com os outros”.

Igreja é indestrutível de forma imaterial

“Somos pedras, pedras vivas, aquelas que juntas estamos colocando novamente em pé, porque a fé sempre vence”, disse o padre Narbona após os ataques.

O sacerdote defendeu o direito dos fiéis de desfrutar das atividades paroquiais e apoiar a profunda convicção de que a Igreja é indestrutível de forma imaterial.

“Veremos como reconstruiremos o material, mas hoje estamos fundamentalmente preocupados com aquela reconstrução que o Senhor Ressuscitado está fazendo em cada um de nós. Sem raiva, sem ódio, sem ressentimentos, pelo contrário, rezando também para que se convertam os corações principalmente de quem, pela violência, pisoteia a dignidade do outro” – Padre Pedro Narbona

“O que Deus vai fazendo em uma comunidade, para além da materialidade, é reconhecer-se corpo de Cristo, e, embora esteja ferido, vai se reconstruindo pela fé”, sublinhou.

De acordo com o vencedor do prêmio, o próprio Senhor vai curando essas feridas, essas chagas que junto com as de Cristo são as chagas do Ressuscitado que iluminam e fortalecem a vida da comunidade.

Episódio em 2019

“É forte, é tremendo. Nunca pensamos que houvesse tanta crueldade contra a Igreja e a comunidade cristã”, comentou padre Narbona sobre os ataques de 2019.

Segundo o presbítero, há testemunhos lamentáveis. “Não pensamos que atingiria um nível tão forte de violência”.

As igrejas atingidas no Chile são a de Assunção e Vera Cruz, em Santiago do Chile.

O padre recordou o episódio no programa de televisão ‘Fuera de foco’ de ‘TRECE al Día’.

Torre da Igreja da Assunção cai após incêndio, no último domingo, 18 / Foto: REUTERS/Ivan Alvarado

Mais ataques

Igrejas foram atacadas nos últimos dias no sul e no norte do Chile.

Reconstrução

As obras de reconstrução dos templos, a Igreja da Vera Cruz, declarada patrimônio cultural em 1983, e a Igreja da Assunção, deveriam começar no final de 2020.

As ações foram paralisadas por um novo atentado contra esta última em outubro daquele ano.

“Ressuscitar como Jesus Cristo que nos pega pela mão e nos convida a continuar a construir-nos internamente fortalecidos”, é a resposta do padre Narbona quando questionado sobre as suas expectativas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo