Animação no Brasil

Padre comenta tema e preparativos para o Sínodo 2023

Sínodo 2023 será articulado em três etapas, com abertura em cada diocese já em outubro deste ano

Denise Claro
Da redação

16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos será realizada em 2023, em Roma./ Foto: Daniel Ibanez – CNA

Em 2023, será realizada a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Na última semana, a Comissão de Animação divulgou um vídeo apresentando os fundamentos e fases, no Brasil, da realização do Sínodo. 

A primeira fase acontece já agora no mês de outubro. O assessor do Setor de Educação da Comissão Episcopal Pastoral de Educação e Cultura da CNBB, padre Júlio César Evangelista Rezende, explica que o tema da sinodalidade propõe a todo povo de Deus refletir sobre a forma de se compreender como Igreja. 

“A participação e o caminhar juntos indicam a compartilhada missão evangelizadora que cada batizado deve assumir. O Papa Francisco tem afirmado que o ‘caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do Terceiro Milênio'”, afirma.

Em seu discurso em comemoração dos 50 Anos da instituição do Sínodo dos Bispos, o Papa Francisco afirmou sobre a sinodalidade: 

“Uma Igreja sinodal é uma Igreja da escuta, ciente de que escutar é mais do que ouvir. É uma escuta recíproca, na qual cada um tem algo a aprender. O Povo fiel, o Colégio Episcopal, o Bispo de Roma: cada um à escuta dos outros; e todos à escuta do Espírito Santo, o ‘Espírito da verdade’ (Jo 14, 17), para conhecer aquilo que Ele ‘diz às Igrejas’ (Ap 2, 7)”.

Sínodo 2023

O Sínodo 2023 terá uma dinâmica diferenciada, pois iniciará em cada diocese no mundo. O objetivo é envolver o povo de Deus em um discernimento e escuta comunitária sobre a missão da Igreja e seu aspecto de participação e comunhão. 

“Falar de sinodalidade é compreender um jeito de ser Igreja, onde todos os batizados participam ativamente do anúncio do Evangelho. Desta forma, sinodalidade não é uma metodologia de trabalho, mas um jeito de ser da Igreja.”

Padre Júlio lembra que a sinodalidade é também uma cultura a ser desenvolvida com disposição e aprendizado, tocando não só o método pastoral, mas os modos de administrar a Igreja local e as motivações de inserção na comunidade. Por meio da participação e responsabilidade compartilhada pela missão da Igreja.

“O sínodo diz respeito aos bispos, no seu serviço de presidir as Igrejas particulares. Mas implica os demais sujeitos eclesiais, de modo a valorizar a participação de todo o Povo de Deus, numa dinâmica participativa que promove a corresponsabilidade de todos e valoriza os carismas do povo de Deus.”

Primeira fase

Padre Júlio explica que nesta primeira fase, no mês de outubro, haverá a abertura em cada diocese. A partir deste momento, se inicia a primeira fase que acontece até março de 2022 com a escuta e a reflexão envolvendo todas as comunidades paroquias, movimentos e vida consagrada. 

“No domingo, dia 17 de outubro, em cada diocese acontecerá uma celebração de abertura do Sínodo dos Bispos 2023 em fase diocesana. Serão oferecidos pela Secretaria Geral do Sínodo alguns roteiros de discussão e discernimento para os grupos e comunidade. Cada diocese é chamada a estabelecer uma equipe diocesana para animar a realização do Sínodo.”

Nesta primeira etapa, a Equipe Nacional de animação do Sínodo já realizou dois encontros com as lideranças das dioceses para apresentar a proposta e organizar e motivar a participação em cada Igreja particular. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo