piedade popular

Padre Alexandre Awi: Papa deseja uma Igreja com atitudes marianas

Sacerdote publicou tese de doutorado sobre o pensamento do Papa Francisco a propósito da piedade popular mariana

Da redação, com Vatican Media

Padre Alexandre Awi Mello, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano, escreveu uma tese de doutorado que tem como título “Maria, Igreja, Mãe do Povo missionário”. O texto retrata o pensamento do Papa Francisco a propósito da piedade popular mariana.

O prefácio do livro foi escrito pelo professor Carlos María Galli, da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica argentina e membro da Comissão Teológica Internacional. Para o professor a obra ajuda a entender toda a vida e todo o pensamento de Francisco.

Leia mais
.: Papa sobre Maria: “Protagonismo que não tem medo da ternura”
.: Papa Francisco destaca três elementos da fé da Virgem Maria

“Limito-me a assinalar dois grandes núcleos teológicos do pensamento de Bergoglio que o Secretário Awi Mello ajuda a compreender: o primeiro é a eclesiologia do Povo de Deus; e segundo é a correlação entre Maria e Igreja”, revelou Galli. As conclusões históricas, teológicas e pastorais deste estudo são relevantes para os que desejam conhecer as raízes e colocar em prática a visão profética do pontificado de Francisco.

Segundo o sacerdote, a motivação para escrever a tese partiu de uma entrevista realizada com o Papa Francisco sobre a relação do Pontífice com Nossa Senhora. “Percebi que havia muito além daquela dimensão piedosa, de um amor filial e pessoal. Por trás dessa visão existe uma teologia, uma visão de Igreja. Isso foi o que me fez escrever sobre ‘Maria, Igreja, Mãe do povo missionário'”, contou Alexandre Awi.

Leia também
.: Papa Francisco: a Anunciação revoluciona a história
.: Papa Francisco consagra o mundo à Virgem Maria

“Descobri que a visão do Papa Francisco sobre Maria é a mesma visão que ele tem da Igreja. Maria é mãe, se descobre na relação com o povo, Maria é discípula missionária. Assim também é a Igreja, a Igreja do Papa Francisco. A Igreja que ele [Papa] sonha é uma Igreja mãe, é uma Igreja que é fundamentalmente povo de Deus, santo povo fiel de Deus que ele [Papa] tanto repete, uma Igreja missionária, em saída”, afirmou o sacerdote.

A piedade popular mariana é tão forte nos países latino americanos, que é parte do sentido de fé do povo católico, observou o sacerdote. “Por isso o Papa valoriza tanto o documento de Aparecida que considera a espiritualidade popular. Esse é o sentido da missão que nós podemos descobrir nesse povo que evangeliza por si mesmo, um povo que na sua piedade popular exerce algo fundamental do seu ser cristão”, comentou padre Alexandre Awi.

Loja Canção Nova
.: Livro Ela é minha Mae! – Encontros do Papa Francisco com Maria

Sobre as consequências pastorais da tese, o sacerdote destacou a importância da piedade popular mariana, a visão da mulher, e o trabalho com os santuários e os leigos. Segundo padre Alexandre Awi, a busca de Francisco é por uma Igreja com atitudes marianas, com atitudes de acolhimento, entrega, evangelização, uma Igreja que viva a “revolução da ternura”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo