Capital de Burkina Faso

Ouagadougou homenageia Bento XVI com nome de rua

Homenagem é um agradecimento a Bento XVI que erigiu a Nunciatura Apostólica em Ouagadougou em 2007

Da Redação, com Vatican News

Papa Emértio Bento XVI/ Foto: Sven Hoppe/ Piscina via Reuters

Na cidade de Ouagadougou, capital de Burkina Faso, uma rua foi dedicada ao Papa emérito Bento XVI. Trata-se da rua 54.160 que passa em frente à Nunciatura Apostólica. A homenagem é um agradecimento a Bento XVI. Quem explica é o núncio apostólico em Burkina Faso e Níger, Dom Michael Francis Crotty.

“É um sinal de agradecimento ao Papa, hoje emérito, que erigiu a Nunciatura Apostólica em Ouagadougou em 12 de junho de 2007. No mesmo dia, nomeou Dom Vito Rallo como o primeiro núncio apostólico residente no país”. O núncio esteve presente na cerimônia realizada em 11 de junho, na presença de autoridades políticas, eclesiásticas e militares.

Dom Michael Francis agradeceu à Prefeitura pela “honra” concedida ao Pontífice emérito. Também manifestou satisfação pelo fato de a Reitoria da Universidade Católica da África Ocidental (UCAO) estar situada no prolongamento da “Rua Bento XVI”.

“Estou feliz que a sede da UCAO tenha a partir de agora, como endereço físico, o nome do Papa Bento XVI, conhecido por sua inteligência e vigor intelectual, bem como por sua dedicação à busca da verdade”.

“Espero que todos os vossos esforços sejam inspirados pelos esforços do Pontífice emérito”, concluiu o núncio, dirigindo-se aos membros da Universidade.

Palavra do prefeito e do arcebispo

O arcebispo de Ouagadougou, Cardeal Philippe Ouédraogo, destacou que a iniciativa leva esperança a Burkina Faso, à África e ao mundo. Assim, se promove o espírito de diálogo, de reconciliação, da justiça e a paz no coração de todos os homens. “Façamos deste caminho um lugar onde a paz desperte a fé”, concluiu.

Esta esperança foi reafirmada pelo prefeito de Ouagadougou, Armand Pierre Béouindé. Ele definiu Bento XVI como “um homem que sempre trabalhou pela reconciliação entre os povos, o diálogo inter-religioso e pela fé”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo