Padroeira de Mossoró

Oratório de Santa Luzia é declarado Patrimônio Cultural Imaterial do RN

Reconhecimento marca os 20 anos do espetáculo que conta a história da virgem de Siracusa, cidade italiana onde nasceu Luzia

Da redação, com CNBB NE2

Santa Luzia /Foto: Arquivo Canção Nova

O Oratório de Santa Luzia, padroeira da Diocese de Mossoró (RN), tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte. O reconhecimento marca os 20 anos do espetáculo que conta a história da virgem de Siracusa, cidade italiana onde nasceu Luzia.

Todos os anos, desde 2001, a encenação reúne pessoas da comunidade e artistas locais no adro da Catedral de Santa Luzia, no centro da cidade, durante os tradicionais festejos em homenagem à santa.

A produção é assinada pela Paróquia de Santa Luzia e conta com patrocínio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Lei Câmara Cascudo.

“Ao declarar o oratório como Patrimônio Cultural Imaterial, isso fala da relevância que o oratório tem para a cultura, não só a nível local, mas a nível de estado. Regionaliza cada vez mais a festa”, comemorou o pároco de Santa Luzia e vigário geral da Diocese de Mossoró, padre Flávio Augusto.

Pandemia

Por causa da pandemia do coronavírus, o Oratório de Santa Luzia foi cancelado em 2020 e neste ano, mas a 20ª edição do espetáculo será preparado para 2022.

“O oratório exige uma organização de um ano para o outro. É um projeto aprovado na Fundação José Augusto, através da Lei Câmara Cascudo, e precisamos arrecadar recursos entre R$ 300 mil e R$ 400 mil. Tendo superado a pandemia no ano que vem, já estamos nos programando para começar a planejar a 20º edição”, explicou padre Flávio Augusto.

Festa 2021

As homenagens à Santa Luzia começam na próxima sexta-feira, 3. Este ano, a festa tem como tema “Igreja, Comunidade, Casa da Palavra e da Missão”, e seguirá até 13 de dezembro, dia da padroeira.

Além das missas, procissão e novena, a programação terá cavalgada, pedalada, romaria e revoada.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo