Liturgia

"O Tempo Comum nos aproxima da vida de Jesus", diz padre

Padre da arquidiocese de Niterói explica o sentido do Tempo Comum na liturgia católica

Denise Claro
Da redação

No Tempo Comum, a cor usada na liturgia é a verde./ Foto: Canção Nova

Nesta semana, a Igreja começou a viver o Tempo Comum, que tem início na segunda-feira após a Solenidade do Batismo de Jesus. São 34 semanas, divididas em dois grandes tempos: entre o Natal e a Quaresma, e depois entre a Páscoa e o Advento.

Padre João Gabriel de Camargo, da Arquidiocese de Niterói (RJ), explica que o Tempo Comum é chamado assim porque a liturgia apresenta neste período a vida pública de Jesus, propriamente dita.

“Toda a vida de Jesus, esse ordinário da vida, da sua pregação, dos seus milagres, das curas e ensinamentos. Vamos aprofundando a cada semana do Tempo Comum algum evento da vida de Jesus, de toda sua vida pública. A liturgia vai nos colocando em contato direto com esses momentos, simples em alguns casos e outros mais grandiosos, vamos nos aproximando da vida de Jesus.”

Ano Litúrgico

O padre lembra que, na liturgia católica, o ano começa diferentemente do ano civil. O ano civil começa dia primeiro de janeiro e o ano litúrgico, no primeiro domingo do Advento, na preparação para o Natal, que se estende até o Batismo do Senhor.

“Logo em seguida, já começamos o Tempo Comum, que vai se estender até o primeiro domingo da Quaresma, com a preparação para a Páscoa. Após a Páscoa, voltamos ao Tempo Comum, que vai até o Domingo de Cristo Rei, na 34ª semana do Tempo Comum.”

Particularidades 

Padre João Gabriel de Camargo é da Arquidiocese de Niterói (RJ). / Foto: Arquivo Pessoal

No Tempo Comum é utilizada a cor verde. Os paramentos litúrgicos são todos nesta cor.

“É a cor da esperança, essa esperança nossa que está em Deus, nesse tempo que vamos vivendo”, diz o padre.

No decorrer de todo o Tempo Comum, há muitas festas e Solenidades. Celebra-se, por exemplo, a Santíssima Trindade, logo depois do domingo de Pentecostes. Também a Festa de Corpus Christi, a festa do Sagrado Corpo e Sangue de Jesus, é celebrada neste período, dentre outras.

“O Tempo Comum serve para nós nos aproximarmos da vida de Jesus. Vamos nos aproximando de Jesus, ouvindo sobre suas palavras, seus ensinamentos.”

Além das festas relacionadas a Jesus, como o Sagrado Coração de Jesus e a Solenidade de Cristo Rei, há dias dedicados à Nossa Senhora e aos Santos.

“A liturgia faz referência à vida dos santos. A natividade de São João Batista, a festa de São Pedro e São Paulo, e outros. Com essa memória nos lembramos dos ensinamentos de Jesus, que os santos viveram na prática. Há também os dias dedicados a Nossa Senhora, como sua Natividade, o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e tantos outros. Dias dedicados aos Arcanjos e aos anjos da guarda.”

Como viver bem este tempo

Padre João Gabriel dá orientações para que os fiéis possam viver bem este tempo: “Devemos colocar o comum da nossa vida, o ordinário da nossa vida unido também a essa vida de Jesus. Seguir os seus passos nas pequenas coisas, enxertando Deus em cada ação que nós fazemos, no nosso trabalho, nas nossas famílias, nas comunidades paroquiais, em tudo.”

Neste período de pandemia, em que muitos ainda dos grupos de risco não podem participar presencialmente das celebrações litúrgicas, o indicado pelo padre é, mesmo em casa, fazer sua oração e se unir a Deus desta forma.

“Especialmente neste tempo de pandemia, devemos entregar a Deus todas as dificuldades, e as perdas que vivemos. O convite é para que cada um, mesmo de casa, medite as leituras da missa de cada domingo neste tempo, unindo-se a Deus, e se colocando cada vez mais próximo ao Coração de Jesus.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo