Processo de canonização

Novos escritos de Dom Helder Camara serão enviados ao Vaticano

Acervo que será enviado nesta quinta-feira, 26, é composto por manuscritos e transcrições de programas radiofônicos apresentados pelo religioso; escritos farão parte do processo de canonização

Da redação, com Regional NE2 da CNBB

Dom Helder Camara /Foto: Divulgação CNBB

Nesta quinta-feira, 26, um novo acervo com documentos do antigo arcebispo de Olinda e Recife e um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Helder Camara (1909-1999), serão enviados para o Vaticano.

O conteúdo está armazenado em 20 caixas, pesa 500 quilos, e foi elaborado durante três anos pelo Instituto Dom Hélder Câmara (IDHeC), no Recife. O material foi digitalizado e impresso pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). 

Este material se soma à coleção “Escritos de Dom Helder Câmara: Processo de Beatificação e Canonização”. A coleção possui 180 volumes e 60.520 páginas de textos, e inclui discursos, correspondências e hemeroteca do arcebispo. O conteúdo foi remetido à Congregação da Causa dos Santos, no fim de 2021.

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, enfatizou que todos possuem interesse pela causa de Dom Helder: “Para que, de fato, possamos o quanto antes, ter a felicidade de vê-lo reconhecido como santo da Igreja”. 

Contribuições

Os fiéis possuem um papel de grande importância no andamento do processo de beatificação, pois isso não depende apenas de quem conduz os trâmites burocráticos. Eles podem ajudar recitando frequentemente a oração pedindo a intercessão de dom Helder. 

No caso da graça alcançada é preciso informar à Arquidiocese de Olinda e Recife para que a comissão responsável investigue o possível milagre. Confira a oração:

Oração para pedir a Deus a beatificação e canonização de dom Helder Câmara e alcançar graças por sua intercessão

“Ó Deus de amor e misericórdia, que destes à Igreja o Bispo Dom Helder Camara, nós vos agradecemos pelo dom de sua vida e vos bendizemos por suas virtudes. Exercendo o seu ministério em favor da justiça e da paz, e dedicando sua missão à causa dos pobres, imitou o Bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas. Vós que prometestes glorificar aqueles que vos servirem, dignai-vos glorifica-lo com a honra dos altares e, por sua intercessão, dai-nos a graça que vos suplicamos (menciona-se a graça em silêncio). Fazei que, seguindo o seu exemplo, possamos testemunhar o vosso amor e a vossa misericórdia, junto aos nossos irmãos e às nossas irmãs. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao pai.

Relatos e Graças alcançadas

Os relatos e graças alcançadas podem ser enviados para o e-mail “causadedomheldercamara@gmail.com” ou por carta para o endereço: Palácio dos Manguinhos – Av. Rui Barbosa, 409, Graças, CEP: 52.011-400 – Recife (PE).

Outra maneira de colaborar com a beatificação de Dom Helder é ajudando com as despesas, como documentação, viagens e outros custos que o processo exige. Para isso, a Arquidiocese de Olinda e Recife criou uma conta bancária específica (Banco do Brasil, Agência 3108-9, Conta Corrente 37570-5, em nome de AORCANON DOM HELDER).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo