Vaticano

Nomeado novo secretário da Congregação para as Causas dos Santos

Dom Fabene foi o escolhido do Papa; atualmente, bispo é o subsecretário do Sínodo dos Bispos

Vatican News

Dom Fábio Fabene /Foto: Sínodo dos Bispos

Nesta segunda-feira, 18, o Papa Francisco nomeou secretário da Congregação para as Causas dos Santos Dom Fábio Fabene, bispo titular de Montefiascone, atualmente subsecretário do Sínodo dos Bispos. Nascido em Roma, em 12 de março de 1959, Dom Fabene frequentou o Seminário Menor na então Diocese de Montefiascone, completando mais tarde os estudos teológicos no Pontifício Seminário Regional de Viterbo. Foi ordenado sacerdote pela mesma diocese, em 26 de maio de 1984.

Obteve o Doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense. Exerceu o ministério de pároco de S. Maria del Giglio em Montefiascone, ocupando o cargo de Chanceler Episcopal, de 1984 a 1998, e lecionando Direito Canônico no Instituto Teológico de Viterbo.

Desde 1° de janeiro de 1998 está a serviço da Congregação para os Bispos, da qual é Chefe do Gabinete desde 24 de abril de 2010; ele também ocupa o cargo de substituto da Secretaria do Colégio Cardinalício.

Desde 1996 é Juiz Externo do Tribunal de Primeira Instância para as causas de nulidade do matrimônio da Região do Lácio, no Tribunal Ordinário da Diocese de Roma. Foi nomeado Prelado de Honra de Sua Santidade, em 11 de janeiro de 2012.

É Postulador da Causa de Beatificação e Canonização do cardeal Marco Antonio Barbarigo e assistente eclesiástico do Centro Feminino Italiano – C.I.F. De Roma. É autor de vários artigos para revistas de direito canônico, de biografias do cardeal Barbarigo e Dom Luigi Boccadoro, além de livros sobre o ministério do bispo e do sacerdote. Em 8 de fevereiro de 2014 foi nomeado subsecretário do Sínodo dos Bispos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo