Episcopado

Nomeado bispo de Penedo (AL) e administrador apostólico para São José do Rio Preto

Dom Valdemir Ferreira é o novo bispo de Penedo (AL); em São José do Rio Preto, aceita a renúncia de Dom Tomé Ferreira da Silva

Da Redação, com CNBB

Dom Valdemir Ferreira (esq.) e Dom Moacir Silva / Fotos: CNBB / Arquidiocese de Ribeirão Preto

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 18, o novo bispo da diocese de Penedo (AL). Dom Valdemir Ferreira dos Santos, atualmente bispo diocesano de Amargosa (BA), vai suceder Dom Valério Breda, falecido em 16 de junho do ano passado.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao bispo. A entidade recebe com alegria a notícia da nomeação e expressa sua proximidade fraterna. “Que a Virgem do Santo Rosário, Mãe do Redentor, padroeira da Diocese de Penedo, seja guia e sustento seguro para um pastoreio frutuoso”, diz a mensagem.

Outra notícia sobre o episcopado brasileiro, nesta quarta-feira, é que o Papa aceitou o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de São José do Rio Preto apresentado por Dom Tomé Ferreira da Silva. Como administrador apostólico, foi nomeado Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto.

Sobre Dom Valdemir

Nascido em 30 de março de 1960, em nova Canaã (BA), Dom Valdemir estudou Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG). Seus estudos de Teologia foram realizados na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Foi ordenado presbítero em 6 de setembro de 1987, em Ibicuí (BA).

Como padre, teve atuações como membro da equipe de Coordenação da Catequese do Regional Nordeste 3, coordenador da Pastoral Catequética na então diocese de Vitória da Conquista e coordenador da Pastoral Catequética do Sub-Regional V.

Também foi professor no Instituto Diocesano de Filosofia, vice-reitor (1992-1994) e reitor (1995-1996) do Seminário Maior de Filosofia. Foi vice-presidente e depois presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (1996-1997), reitor do Seminário Propedêutico (1997), diretor da Escola de Formação Diaconal Arquidiocesana (2007), entre outras funções. Antes de sua nomeação episcopal, foi membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores, e ecônomo arquidiocesano.

Dom Valdemir foi nomeado bispo de Floriano (PI), pelo Papa Bento XVI, em 17 de março de 2010. A ordenação, com a presença do então arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luís Gonzaga Pepeu, e de seu antecessor, Dom Geraldo Lyrio Rocha, à época presidente da CNBB, ocorreu em 30 de maio daquele ano.

Em 4 de maio de 2016, foi nomeado bispo de Amargosa, sendo transferido da sede de Floriano. Seu lema episcopal é “Pasce oves meas” (Apascenta as minhas ovelhas) Jo 21,17.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo