Novos padres e religiosos

No Vietnã, vocações religiosas sinalizam esperança em meio à pandemia

Igreja no Vietnã tem 78 novos sacerdotes ordenados e cerca de 250 religiosos que professaram votos perpétuos

Da Redação, com Agência Fides

Foto: Imagem de Myriams Fotos por Pixabay

A Igreja no Vietnã tem visto no florescimento de vocações religiosas um sinal de esperança em meio à pandemia de covid-19. O país que passa pela quarta onda da doença teve, no verão de 2021, a ordenação de 78 novos sacerdotes e cerca de 250 religiosos e religiosas professaram votos perpétuos. As informações foram divulgadas pela Agência Fides nesta sexta-feira, 3.

Nos territórios diocesanos atingidos pelo vírus classificados como “áreas verdes”, as comunidades locais puderam celebrar missas solenes, com simplicidade, em locais abertos e seguindo os protocolos de segurança, sem grande presença de fiéis. No Vietnã do Sul, onde se difundiu a variante Delta (as consideradas “áreas vermelhas”), as liturgias de ordenação sacerdotal e de profissão religiosa foram temporariamente adiadas.

Leia também
.: Em meio às guerras e pandemia, o Ressuscitado é a esperança, diz Papa

Sem as multidões e festas organizadas anteriormente, os novos presbíteros e religiosos viveram sua ordenação em profunda intimidade com Deus, conscientes do seu importante ministério.

“Os novos sacerdotes ou religiosos que professaram os votos neste clima de recolhimento puderam se concentrar absolutamente no essencial, totalmente dirigidos a Deus, experimentando intensamente o dom da sua graça no Sacramento”. A observação é do arcebispo de Ho Chi Minh, Dom Joseph Nguyen Nang, em carta enviada aos sacerdotes em vias de ordenação em 25 de agosto passado. Ele ressalta que as ordenações aconteceram com número limitado de participantes.

Leia também
.: Pandemia: “Abraçar o Senhor para abraçar a esperança”, pede Papa

Testemunhos

A religiosa Vu Hien, uma freira da Ordem Dominicana, acaba de fazer os votos na diocese de Bac Ninh, no norte do Vietnã. Ela confidencia: “Eu estava bem preparada para a maior exultação na minha vida religiosa, a celebração deste ano foi especial: com a graça de Deus, abandono toda a minha vida nas mãos amorosas de Deus e continuo a rezar em silêncio, sejam quais forem as circunstâncias ”.

No Vietnã central, no início da cerimônia dos votos perpétuos professados pelos religiosos da Congregação do Santíssimo Coração em Hue, o arcebispo, Dom Nguyen Chi Linh, destacou que aquele que doa sua vida a Deus está disposto a superar dificuldades. “É aquele que se inspira no Crucifixo para poder entrar em uma vida mais luminosa”.

O arcebispo convidou todos, em particular os religiosos, a testemunhar a fé na vida consagrada, exercitando o ministério do amor e da caridade especialmente diante da pandemia. Um amor que se torna serviço ao próximo.

Em um mundo cheio de turbulências, o bispo frisou a importância, para os religiosos, de uma vida exemplar de fé, com paixão pela obra missionária e caritativa.

“Desejamos que o entusiasmo dos novos sacerdotes e religiosos nos ajude a ir ao encontro dos necessitados das áreas gravemente infectadas para fornecer aos pobres assistência material e espiritual, para confortar e consolidar a fé de quantos foram abalados por esta crise, testemunhando ao mundo a Boa Nova”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo