27 de fevereiro

No Vaticano, Missa e Oração Ecumênica recordarão São Gregório de Narek

Primeira festa dedicada a São Gregório de Narek acontecerá após a fixação da data (27 de fevereiro) no Calendário Romano

Da redação, com Boletim da Santa Sé

São Gregório de Narek

São Gregório de Narek é celebrado em 27 de fevereiro./ Foto: ícone

Após a inscrição da data em 27 de fevereiro pelo Papa Francisco de São Gregório de Narek, Abade e Doutor da Igreja, no Calendário Geral Romano, a Congregação para as Igrejas Orientais e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos organizou uma festa na cidade do Vaticano para este sábado, 27, em colaboração com a Embaixada da República da Armênia junto à Santa Sé.

A Santa Missa será celebrada pelo Cardeal Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais. A celebração acontecerá na Basílica de São Pedro às 10h30 (horário de Roma). Após a missa, haverá a Oração Ecumênica na imagem de São Gregório de Narek, abençoada pelo Papa Francisco nos Jardins do Vaticano em 2018.

Com o cardeal Sandri, estarão concelebrando o Arcebispo de Istambul para os Fiéis Armênios Católicos e Delegado Pontifício para a Congregação Mekhitarista, Dom Lévon Bogos Zékyian e o Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Sua Excelência Dom Brian Farrell.

A Oração Ecumênica será presidida pelo Representante da Igreja Apostólica Armênia em Roma, Dom Khajag Barsamian. Também o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Dom Kurt Koch, estará presente.

São Gregório de Narek

São Gregório é venerado como Santo pela Igreja Católica Armênia e reconhecido como Santo também pela Igreja Católica Romana. 

O Papa São João Paulo II fez referência a Gregório de Narek em diversos discursos. O citou na Encíclica Redemptoris Mater. Também em sua Carta Apostólica sobre o 1700º aniversário do batismo do povo armênio. No Catecismo da Igreja Católica, Gregório é mencionado no artigo 2678.

São Gregório de Narek é o autor de uma interpretação mística do “Cântico dos Cânticos” e de diversas outras obras poéticas. Seu “Livro de Orações” – conhecido também como “Livro de Lamentações”, um longo poema místico dividido em 95 seções e escrito provavelmente em 977 – foi traduzido para diversas línguas e permanece, ainda hoje, como uma das mais importantes obras da literatura armênia.

A Igreja Apostólica Armênia, também chamada de Igreja Ortodoxa Armênia, é uma Igreja Ortodoxa Oriental, e a Igreja nacional da Armênia. Pratica o rito armênio, sendo única neste rito ao lado da Igreja Católica Armênia. É representada no Brasil por uma catedral em São Paulo, e uma paróquia em Osasco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo