Iniciativa do Papa

No Santuário de Lourdes, Terço pelo fim da pandemia acontece hoje

Maratona de oração promovida pelo Papa faz uma parada no Santuário francês de Lourdes; Intenção especial será pelos médicos e enfermeiros

Da redação, com Vatican News

Santuário de Lourdes /Foto: Elise Harris – CNA

Nesta terça-feira, 18, a oração do Terço será no Santuário de Lourdes, na França. A intenção especial será pelos médicos e enfermeiros.

Leia também
.: Maratona de oração do Papa: conheça a intenção de cada dia

A oração terá início às 13 horas, horário de Brasília, e pode ser acompanhada pelas redes sociais e no site do Vatican News.

O Santuário de Lourdes faz parte da lista de trinta Santuários, representativos de todo o mundo, que conduzem a recitação do Terço todos os dias durante o mês de maio.

A iniciativa ficou popularmente conhecida como maratona de oração. Ela é de autoria do Papa Francisco e tem como tema: “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus”.

O Terço durante este mês tem como intenção geral o fim da pandemia e a retomada das atividades sociais e de trabalho.

Leia mais
.: Intensifiquemos a reza do Terço, pede o Papa Francisco

Santa Bernadete

Lourdes é um dos santuários marianos mais conhecidos no mundo. A Igreja fica no coração da pequena cidade dos Pirineus franceses. Na cidade, em 11 de fevereiro de 1858, a Virgem apareceu a primeira de dezoito vezes (a última em 16 de julho do mesmo ano) a Bernadete Soubirous.

Bernadete tinha catorze anos, primogênita de sete filhos, nascida em uma família humilde. Analfabeta, doente, a jovem mostraria ao longo dos anos um temperamento duro e um caráter de ferro, enfrentando sofrimentos físicos e calúnias com coragem e grande fé.

Ela entrou para as Irmãs da Caridade e morreu, em 16 de abril de 1879, aos 35 anos de idade. Pio XI a proclamou santa em 8 de dezembro de 1933. Uma data não aleatória, dado que a Virgem se apresentou a Bernadette como “A Imaculada Conceição”, que é celebrada precisamente em 8 de dezembro.

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada na França /Foto: Alessio Di Cintio – CNA

A Basílica

No local das aparições, na área da gruta de Massabielle, foi construída uma igreja primitiva inaugurada em 1866, enquanto que a conclusão da primeira basílica data de 1871, seguida por uma segunda em 1901.

Por fim, em 1957, foi construída a basílica de São Pio X, capaz de acomodar mais de vinte mil pessoas.

Os milagres

Imediatamente, o santuário francês tornou-se o destino das peregrinações dos doentes e sofredores, de tal forma que no dia 11 de fevereiro, aniversário da primeira aparição, a Igreja celebra o Dia Mundial do Doente.

Leia também
.: Padre incentiva oração a Nossa Senhora de Lourdes: entregar sofrimentos

Ao longo dos anos, houve muitas curas devido à intercessão de Nossa Senhora de Lourdes. A Igreja reconheceu 70 deles como milagrosos. Mais de 80% dos casos envolvem mulheres. A maioria dos curados venceu a doença após o contato com a água de Lourdes.

Leia mais
.: No Twitter, Papa Francisco confia doentes à Virgem Maria

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo