Mês Mariano

No mês de maio, Igreja celebra devoção à Virgem Maria

Padre destaca importância da oração e incentiva fiéis a olharem Maria como modelo de mulher orante

Nathália Cassiano 
Da Redação

Foto: josemdelaa por Pixabay

Neste mês de maio, a Igreja celebra a devoção a Virgem Maria. Durante todo o mês, os católicos são convidados a olhar para o modelo de mulher orante que foi Nossa Senhora. Uma mulher que com o seu “sim” mudou a história da humanidade.

O padre da ordem dos cônegos, Fidelis Stockl, diz que esta época é dedicada “à flor mais bela de Deus, Nossa Senhora”. Segundo o sacerdote, o período também é uma oportunidade de contemplar os vários títulos e virtudes marianas.

O presbítero lembrou que, neste mês, há um costume: o oferecimento de flores a Maria.

Intimidade com Maria 

Nesta segunda-feira, 2, o Papa Francisco destacou em sua conta no Twitter: “Neste mês dedicado a Virgem Maria, aprendamos com ela, que a oração é a melhor arma da vida cristã: sem uma oração perseverante, nenhuma vitória sobre o mal é possível”.

Assim como o Santo Padre, padre Fidelis reafirma a necessidade de cada cristão se esforçar para ter uma vida de oração, principalmente em família. A oração do terço é uma sugestão do sacerdote.

Outro pedido do presbítero é que os católicos parem em frente a uma imagem de Nossa Senhora e tenham ali momentos de profunda partilha de vida.

Segundo padre Fidelis, é preciso esforço para cultivar uma relação filial com a Virgem Maria. “Isso, não apenas na oração do terço, mas também com partilhas pessoais”, pontua.

Além do terço, há outras orações que podem ajudar a cultivar a vida interior, como: as mil Ave-Marias, o Ofício, meditação das Dores de Maria, a Consagração Mariana entre outras. 

A oração de Maria

Maria guardava todas as coisas meditando em seu coração. Era contemplativa, refletia as palavras de Jesus, pensava naquilo que Deus fazia em sua vida e em seu coração”, afirma o sacerdote.

O presbítero recorda que ela intercedeu nas bodas de Caná pelas necessidades do casal. Também se colocou atenta à vontade de Deus e às suas necessidades. Maria esqueceu de si e olhava para os filhos de Deus.

Na Anunciação, disse ainda padre Fidelis, existe um diálogo da Virgem com Jesus.

Por fim, o sacerdote sublinha que Maria está sempre atenta à vontade do Pai.

Recorrer a Virgem 

O presbítero destaca a oração do Magnificat. “Ajuda a elevar o nosso coração a Deus”, complementa.

Padre Fidelis exorta cada um a ter fidelidade na oração do terço, sobretudo neste mês.

“Peçam a Nossa Senhora que ensine vocês a rezar. Ela é mestra na escola da oração. Foi fiel até o fim”, finaliza.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo