X Encontro Mundial das Famílias

Encontro das Famílias: anunciar hoje a beleza do matrimônio e da família

O tema fundamental é o anúncio da vocação de cada família, afirma a subsecretária do órgão vaticano para os Leigos, a Família e a Vida 

Da Redação, com Vatican News 

Foto: hoangdong7698 por Pixabay

Nesta quarta-feira,22, começa o 10° Encontro Mundial das Famílias em Roma. A subsecretária do órgão vaticano para Leigos, Família e Vida, promotora do evento, Gabriella Gambino, falou ao Vatican News.

Ela afirma que, depois de um ano inteiro dedicado à pastoral familiar, é hora de “fazer igreja” junto com as famílias, pastores e famílias unidas. E trata-se realmente da esperança de um encontro, de ouvir palavras de encorajamento do Papa Francisco.

“Creio que a grande esperança é precisamente a de iniciar processos de renovação da pastoral familiar para saber ouvir as famílias, para continuar caminhando com elas”, afirmou. 

Nesta edição do Congresso, não haverá palestras estruturadas academicamente com conteúdo teológico-doutrinal, mas principalmente um momento de escuta e encontro. Participarão também os filhos dos casais presentes. 

Anúncio de Cristo 

Gabriella pontua a importância das famílias serem protagonistas da pastoral de evangelização, buscando envolver os filhos nesta missão de anunciar o Cristo.

Toda a família é chamada ao anúncio cristão, e acredito que hoje um dos maiores desafios para nós como pais é justamente transmitir aos nossos filhos a consciência e também a coragem de anunciar Cristo presente em nossas famílias”, pontuou.

Leia mais
:. Encontro Mundial das Famílias: acompanhe com a Canção Nova

O tema fundamental é o anúncio da vocação de cada família, de cada pessoa dentro da família. A família é um caminho de santidade e santificação que cada um de nós tem à sua disposição.

Gambino diz que é importante acompanhar as famílias e especialmente os jovens noivos e casais na realidades que vivem, partindo de sua realidade, para que, a partir deste movimento, possam descobrir sua vocação e encontrar Cristo.

“A mensagem que eu acredito ser a mais próxima ao coração do Santo Padre é, de fato, a de anunciar, hoje, a beleza do matrimônio e da família. Vivemos em contextos sociais onde as novas gerações têm dificuldade de acreditar no matrimônio”, afirma.

Por fim, o encontro mundial tem precisamente o tema da santidade, para que o modelo de algumas famílias santas, que já trilharam este caminho antes, possam mostrar que é possível captar os sinais da presença de Deus na realidade em que cada um vive.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo