12 de outubro

No dia da Padroeira do Brasil, Cristo Redentor completa 90 anos

O Cristo Redentor nos indica que Deus é Senhor do Universo, destaca o arcebispo do Rio de Janeiro

Da Redação, com informações do Santuário Cristo Redentor

Cristo Redentor completa 90 anos / Foto: ckturistando via Unsplash

Nesse 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, outra celebração especial para os brasileiros são os 90 anos do Cristo Redentor. Pelo Twitter, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, recordou o aniversário do monumento símbolo do Brasil.

“No dia de N. Sra. Aparecida, a padroeira do Brasil, celebramos aquela que sempre nos aponta para Cristo. Nesse sentido, nossa @arqrio [arquidiocese do Rio de Janeiro], cidade e o mundo inteiro tem a alegria de olhar para a Cristo em sua estátua no morro do Corcovado que foi erigida há 90 anos”.

O arcebispo acrescentou em outra postagem: “O #CristoRedentor nos indica que Deus é Senhor do Universo e para ele convergem todas as coisas. Aproxime-nos do Senhor da vida!”.

Programação do dia festivo

O dia de aniversário do Cristo Redentor começou com o Ato Cívico Religioso e a Santa Missa em Ação de Graças pelos 90 Anos do monumento e em honra a Nossa Senhora Aparecida. No evento, com a presença de autoridades públicas e religiosas, o lançamento da Medalha Comemorativa dos 90 Anos do Cristo Redentor e do Bloco Postal Especial em Homenagem ao Monumento do Cristo Redentor.

Prevista também uma homenagem da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, com uma apresentação sobrevoando o monumento. A Banda do Corpo de Fuzileiros Navais participará musicalmente do evento.

Em seguida, o Cardeal Orani João Tempesta presidirá a Santa Missa, que será acompanhada pelo Coro da Princesa, o coro oficial do Cristo Redentor em homenagem à Princesa Isabel. Ao final da celebração, será ministrada a Indulgência Plenária, concedida pelo Papa Francisco a todos os peregrinos do Santuário Cristo Redentor que seguirem as orientações próprias para consegui-la, no período de 12 de outubro de 2021 a 12 de outubro de 2022, marcando as comemorações dos 90 Anos do Monumento.

Ao término da missa, paraquedistas do Exército Brasileiro passarão próximo ao símbolo do Brasil em um Salto Livre. Toda a cerimônia pode ser acompanhada ao vivo pelo canal oficial do Santuário Cristo Redentor no YouTube (youtube.com/cristoredentoroficial).

Festa até 16 de outubro

A grande festa sustentável dos 90 anos do Santuário Cristo Redentor segue até sábado, 16, todos os dias das 9h às 16h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro do Rio. O eixo norteador é o Desenvolvimento Sustentável, desde a concepção, passando pela organização até as atividades.

Nesse período, haverá diversos serviços e atendimentos gratuitos voltados à população em situação de vulnerabilidade social, nas áreas de saúde, alimentação, cidadania e serviço social, e apresentações culturais, oficinas e assistência religiosa.

No dia 12 de outubro, também serão realizadas atividades para as crianças por também ser celebrado o Dia das Crianças.

A programação completa está disponível no site oficial do Santuário Cristo Redentor (www.santuariocristoredentor.com.br) e nas mídias sociais oficiais do Santuário (@cristoredentoroficial).

Todas as atividades da Festa dos 90 Anos do Cristo Redentor seguirão as normas internacionais contra o coronavírus (covid-19) e as regras de ouro da Vigilância Sanitária. O Protocolo de Contigenciamento da Covid-19 e de Outras Doenças Infecciosas Respiratórias para a Festa dos 90 Anos do Cristo Redentor foi criado pelo Doutor em Medicina na área de Concentração de Doenças Infecciosas e Parasitárias e presidente do Instituto Prevenir É Sáude, Edimilson Migowski.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo