Cristãos

Nigéria: dois sacerdotes são sequestrados no estado de Kaduna

Diocese de Kafanchan divulgou a notícia do sequestro de outros dois sacerdotes na mesma área, no Estado de Kaduna. Fato se deu apenas 11 dias após o sequestro do pe. Emmanuel Silas na área do governo local de Kauro.

Da Redação, com Vatican News

A Diocese de Kafanchan, através das palavras escritas pelo chanceler pe. Emmanuel Uchechukwu Okolo, expressa grande tristeza / Foto: Aubrey-Odom-on

 

Os sacerdotes John Mark Cheitnum e Donatus Cleopas foram sequestrados na tarde de sexta-feira, 15 de julho, às 17h45, enquanto iam para a Paróquia de Gure. 

Segundo um comunicado, o sequestro ocorreu quando eles tinham acabado de chegar à igreja de Cristo Rei, na área do governo local de Lere, no Estado de Kaduna.

Apelo pela libertação

A Diocese de Kafanchan, através das palavras escritas pelo chanceler pe. Emmanuel Uchechukwu Okolo, expressa grande tristeza e pede a todos os fiéis orações intensas por uma libertação rápida e segura.

Toda a população é convidada a se abster de fazer justiça por conta própria:  “Usaremos todos os meios legítimos para garantir uma libertação rápida e segura”  

A nota ainda diz: “Que Jesus crucificado ouça nossas orações e apresse a libertação incondicional de seus sacerdotes e de todas as outras pessoas sequestradas.”

18 sacerdotes sequestrados em 2022

De acordo com a Fundação “Ajuda à Igreja que Sofre (AIS)”, pelo menos 18 sacerdotes foram sequestrados no país desde o início de 2022, a maioria foi libertada, com exceção de três que infelizmente foram mortos. 

Poucos dias atrás, os Bispos nigerianos fizeram um apelo, convidando a evitar qualquer reação violenta, e a confiar-se à oração. 

Num comunicado da Associação dos Sacerdotes Católicos Diocesanos Nigerianos, divulgado por AIS, nota-se que “durante suas atividades pastorais habituais, os sacerdotes estão se tornando uma espécie em extinção”.

Também se destaca o fracasso das instituições em seu dever principal de proteger a vida dos cidadãos nigerianos.

Oração e jejum

Rejeitando todo recurso à força ou à violência, a Associação dos Sacerdotes promoveu uma iniciativa extraordinária de oração e jejum, adoração eucarística e oração do Terço. 

Essas atividades que complementam outros programas já realizados pelas dioceses a fim de conter o problema da insegurança na Nigéria.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo