Suspensão

Nicarágua pede à Santa Sé fechamento das respectivas missões diplomáticas

Há um ano, o governo de Manágua havia expulso o núncio apostólico do país

Vatican News

Ocorreu uma suspensão das relações diplomáticas entre a Nicarágua e a Santa Sé, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Nicarágua. O governo da Nicarágua pediu à Santa Sé o fechamento das respectivas missões diplomáticas. Não se trata de uma ruptura nas relações, como alguns meios de comunicação anunciaram.

Há exatamente um ano, em 12 de março de 2022, o núncio apostólico em Manágua, dom Waldemar Stanisław Sommertag, havia sido expulso do país. A Santa Sé recebeu a decisão do governo da Nicarágua com grande surpresa e pesar: “Tal medida parece incompreensível – sublinhou um comunicado da Santa Sé – porque no decurso de sua missão o arcebispo Sommertag trabalhou com profunda dedicação pelo bem da Igreja e do povo nicaraguense, especialmente os mais vulneráveis, procurando sempre favorecer as boas relações entre a Sé Apostólica e as autoridades da Nicarágua”.

Em entrevista ao jornal espanhol ABC em dezembro passado, o Papa Francisco, respondendo a uma pergunta sobre a diplomacia vaticana em relação à Nicarágua, reiterou que a Santa Sé sempre busca salvar os povos e que sua arma é o diálogo: “A Santa Sé nunca vai embora por decisão sua. Ela é expulsa. Procura sempre salvar as relações diplomáticas e salvar o que pode ser salvo com paciência e diálogo”.

A situação social e política na Nicarágua piorou nos últimos anos com a repressão violenta de manifestações, prisões e expulsões. Depois da prisão domiciliar em agosto passado, dom Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa, foi condenado arbitrariamente a 26 anos de prisão. Desde então, não se tem mais notícias dele.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo