Maratona de oração

Nesta sexta-feira, Terço acontece no Santuário de Altötting na Alemanha

Maratona de oração pelo fim da pandemia será no santuário de Nossa Senhora Negra; Intenção especial pelo Papa e o clero

Da redação, com Vatican News

Foto: Myriam Zilles via Unsplash

Nesta sexta-feira, 28, a oração do Terço será no Santuário de Nossa Senhora Negra em Altötting, na Alemanha. A intenção especial do dia será pelo Papa, os bispos, presbíteros e diáconos.

A oração terá início às 13 horas, horário de Brasília, e pode ser acompanhada pelas redes sociais e no site do Vatican News.

Ao todo, trinta Santuários, representativos de todo o mundo, conduziram a recitação do Terço todos os dias durante o mês de maio.

A iniciativa, pensada pelo Papa Francisco, ficou popularmente conhecida como “maratona de oração”. O tema dela é: “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus”.

O Terço busca invocar o fim da pandemia e a retomada das atividades sociais e de trabalho. 

O Santuário da Alemanha

O Santuário é também conhecido como “Herz Bayerns”, ou seja, o coração da Baviera. Ele tem suas origens no ano 700 quando, segundo a tradição, o primeiro duque católico bávaro foi batizado na fonte que existia na igreja.

A estátua que identifica o Santuário é do século XIV, e foi trazida da Borgonha por volta de 1330. Esculpida em madeira, com 66 cm de altura, retrata Nossa Senhora e o Menino Jesus, com Maria segurando um lírio na mão como símbolo de sua virgindade.

O aspecto escuro que a caracteriza depende do escurecimento natural da madeira e da fumaça das velas. No decorrer da história, o santuário se tornou ainda mais popular pela história de um menino de três anos, que, em 1489, caiu em uma torrente e emergiu sem vida.

Leia mais
.: Intensifiquemos a reza do Terço, pede o Papa Francisco

A mãe, desesperada, colocou o corpo da criança sobre o altar da capela dedicada a Nossa Senhora das Graças. Ela começou a rezar com outros fiéis. Em pouco tempo, a criança acordou e, segundo a tradição, mais tarde tornou-se sacerdote.

Um detalhe significativo da devoção que caracteriza este lugar de culto são as vestes da estátua da Virgem. Elas variam de acordo com o tempo litúrgico da Igreja.

Bento XVI

Bento XVI é muito ligado ao santuário de Altötting. Durante sua viagem apostólica à Alemanha, celebrou uma Santa Missa em 11 de setembro de 2006. Na ocasião, na sua homilia recordou:

“Aqui, nesta Basílica, dirigimos o nosso pensamento a Maria. Ela que levou a sua vida totalmente no ‘estar com Jesus’ e que, por isso, estava e ainda hoje está totalmente à disposição dos homens: as pequenas tábuas votivas demonstram-no de modo concreto. E pensemos na sua santa mãe Ana, e com ela na importância das mães e dos pais, das avós e dos avôs; pensemos na importância da família como ambiente de vida e de oração, onde se aprende a rezar e onde podem amadurecer as vocações”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo