Santuário Nacional

Nesta sexta-feira, Igreja celebra 15 anos da Conferência de Aparecida

CNBB promoverá atividades no Santuário Nacional de Aparecida para recordar encontro cujo fruto mais expressivo é o Documento de Aparecida

Da redação, com CNBB

Santuário Nacional de Aparecida /Foto: Arquivo CN

Nesta sexta-feira, 13, será a a abertura dos 15 anos da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho – ocorrida em 2007.  O encontro, cujo fruto mais expressivo é o Documento de Aparecida, foi resultado da visita do Papa Bento XVI ao Brasil. Ele delineou novas perspectivas pastorais para o continente.
 
Para celebrar a data, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou uma série de atividades e iniciativas de oração e memória. As atividades celebrativas e oracionais serão realizadas no Santuário Nacional de Aparecida, mesmo lugar que sediou o encontro do episcopado há 15 anos.

Estarão presentes os membros da presidência da CNBB e o arcebispo de Trujillo, no Peru, e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), Monsenhor Héctor Miguel Cabrejos Vidarte. Outras ações estão sendo preparadas nos campos acadêmico e da comunicação. 

Programação

A primeira atividade será a inauguração do “Espaço Memória” alusivo aos 15 anos do Documento de Aparecida e da realização da V Conferência. O evento acontecerá  no Santuário Nacional de Aparecida nesta quinta-feira, 12, às 16h.  

No mesmo dia, será realizado um momento de oração que vai recordar a recitação do Terço conduzida pelo Papa Bento XVI, no altar central da Basílica da Padroeira do Brasil. A Presidência da CNBB e convidados participarão deste momento.  

Na sexta-feira, 13, data de início da V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho, a primeira atividade será uma Missa presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. O evento acontecerá às 9h.

Será realizado também um seminário com reflexões de especialistas e assessores que contribuíram na conferência. Ele será conduzido pelo Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ). Haverá o apoio dos Institutos de Teologia das universidades católicas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo