Apoio da Igreja

Na Itália, encontro do Cardeal Parolin com jovens "líderes pela paz"

Secretário de Estado do Vaticano visitou a “Cittadella della Pace” de Rondine, que fica perto de Arezzo

Da redação, com Vatican News

Secretário de estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin/ Foto: Bohumil Petrik/CNA

Encontro do Cardeal Parolin com jovens “líderes pela paz” aconteceu nesta segunda-feira, 15. A reunião ocorreu durante visita à “Cittadella della Pace” de Rondine. O local fica perto de Arezzo, na Itália. Os jovens frequentam a “World House” e o projeto “Mediterrâneo: fronteira de paz, educação e reconciliação”. Este último, é um trabalho lançado pelos bispos italianos.

“Falando com vocês, descubro que vêm de áreas cheias de tensões e de conflitos. E saber que aqui existe este esforço para construir a paz é uma coisa linda. Vou dizer ao Papa que fiz esse encontro hoje e darei a ele as saudações de vocês. Mas, acima de tudo, informarei sobre o compromisso de vocês”, disse o cardeal.

A “World House”

A “World House” de Rondine é uma organização fundada, em 1988, por Franco Vaccari. A instituição é comprometida com a redução dos conflitos armados no mundo. No encontro com o secretário de Estado, participaram jovens provenientes de lugares de conflito. Com eles, estavam também os 11 selecionados para o projeto de paz da Conferência Episcopal Italiana.

A paz está sendo construída

Durante encontro do Cardeal Parolin com jovens, a busca pela paz foi incentivada. Eles seguiram um ano de formação centrado no Método Rondine e na liderança. 

Leia mais
.: Paz é caminho de esperança feito por diálogo e reconciliação, diz Papa
.: Papa: a paz se faz com humildade, doçura e magnanimidade

“Direi ao Papa que a paz está sendo construída aqui, pouco a pouco, tijolo por tijolo”, disse o purpurado. Os jovens são chamados a intervir nos contextos de proveniência, podendo colaborar com as Igrejas locais da bacia do Mediterrâneo. Igrejas essas dos Balcãs à Península Turca até o Oriente Médio e o Norte da África.

Os jovens são chamados a administrar as mudanças socioculturais que estão ocorrendo. Também são convidados a iniciar intervenções de cooperação, planejar iniciativas de construção da paz e de empreendimento social.

Diálogo e reconciliação

Uma das jovens presentes, Amina, da Bósnia, falou em nome dos colegas do Mediterrâneo em encontro do Cardeal Parolin com jovens. “Apesar do difícil ano passado, estamos muito felizes por ter conseguido vir à Itália para trabalhar em nossos projetos e mostrar que é possível viver juntos e dialogar”.

Amina comentou sobre projetos que serão realizados nos países de origem. Devem visar “o diálogo, a reconciliação e a paz. Continuaremos a desenvolver a rede, que estamos construindo aqui, de jovens que querem promover a coesão social no Mediterrâneo”.

Esse percurso vai ganhar o apoio de um projeto de pesquisa. Este projeto é conduzido por uma equipe do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre a Família da Universidade Católica do Sacro Cuore de Milão. O objetivo é analisar as mudanças da formação e o impacto real gerado nos territórios dos países de origem dos jovens.

Uma visita de honra

O presidente Vaccari comentou sobre a honra de receber a visita do cardeal. “Hoje, pôde encontrar pessoalmente os jovens líderes que Rondine está formando”, declarou. Ele lembrou que, há dois anos, Parolin já tinha dado apoio à campanha “Líderes pela Paz”.

“Líderes pela Paz”

A campanha “Líderes pela Paz” foi apresentada às Nações Unidas. Ela busca sensibilizar os governos sobre a necessidade de formar os jovens para uma nova liderança global capaz de gerar paz.

Leia mais
.: Oração pela Paz: “O amor é o caminho para a plena comunhão”, diz Papa
.: Sem paz no coração, não haverá paz no mundo, adverte Papa

“O seu apreço é um grande estímulo para esses jovens. Eles estão comprometidos em se tornarem embaixadores da paz”, recordou o presidente.

Reunião com Parolin

O encontro do Cardeal Parolin com jovens contou com a presença do arcebispo de Arezzo-Cortona-Sansepolcro, Dom Riccardo Fontana. Também esteve presente o presidente da Fundação Enel, Domenico Giani.

No final da reunião, o cardeal visitou o canteiro de obras da escola que em setembro vai acolher a nova turma da “World House” de Rondine.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo