02/10

Na Índia, cristãos recordam Ghandi em dia dedicado à não-violência

O Dia Internacional da Não-Violência será celebrado amanhã; cristãos organizam dia de oração, recordando a importância da paz

Da redação, com Agência Fides

Por ocasião do nascimento de Mahatma Gandhi, herói nacional da Índia, os cristãos indianos de todas as confissões celebram um Dia Nacional de Oração em 2 de outubro, no que foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como “Dia Internacional da Não-Violência”.

O tema deste ano é “Oração por Nossa Nação: Um Clamor ao Deus Vivo pela Paz e Integridade da Índia”. “Nossa nação precisa de uma oração intensa, enquanto vivemos um momento crítico na história da Índia”, diz à Fides Dom Thottumarickal, bispo de Indore e um dos líderes da “United Christian Prayer for India” (UCPI – “Oração Cristã Unida pela Índia”, em tradução livre), uma rede de comunidades cristãs.

O bispo convida os fiéis a recordarem a figura de Mahatma como a “alma autêntica da Índia”. “Encorajo-vos a conduzir a oração deste ano nas vossas respectivas áreas. Como fiéis das Igrejas de toda a nação, queremos rezar pelos líderes políticos e por todas as comunidades.”

De acordo com Dom Thottumarickal, a oração funciona como uma ferramenta para envolver as pessoas. Ele frisa o convite a líderes políticos e funcionários do governo local, membros de organizações não-governamentais, especialmente aquelas que cuidam dos pobres.

Além disso, reuniões públicas de oração promovidas por mulheres e jovens serão incentivadas. “Celebrando 2 de outubro, o aniversário do nascimento de Gandhi, um ícone global da não-violência, pedimos que sejam planejados encontros de oração ecumênicos com cristãos de diferentes denominações”, disse Dom Thottumarickal, observando que membros de outras comunidades religiosas também são bem-vindos. “A Índia, com toda a sua diversidade, precisa da oração para promover a convivência, o amor e a fraternidade entre todos os cidadãos”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo