1º a 8 de maio

Movimento dos Focolares realizará Semana Mundo Unido 2022

Neste ano, Semana visa ao cuidado com a casa comum e, por meio do diálogo, envolver jovens cristãos e não cristãos em todo o mundo

Ronnaldh Oliveira
Da Redação, com informações do Movimento dos Focolares

Atividade de edição passada da Semana Mundo Unido / Foto: Arquivo – Movimento dos Focolares

Nos dias 1º a 8 de maio, jovens do mundo inteiro, do Movimento dos Focolares, promovem a Semana Mundo Unido (SMU 2022), com iniciativas práticas em diálogo com o tema “Ecologia Integral: As pessoas, o Planeta e nossa Conversão Ecológica”. Trata-se de um convite para cada cidadão trabalhar na construção de uma sociedade que coloque o ‘cuidado’ no centro de suas ações.

A proposta é o cuidado na perspectiva das Pessoas e do Planeta, partindo das situações mais vulneráveis, incentivando uma verdadeira conversão ecológica. Assumindo também a responsabilidade de mudar os próprios estilos de vida, tornando-os mais sustentáveis, como propõem o Papa Francisco, outros líderes religiosos e civis, organizações internacionais e campos culturais, como solução do presente e para a construção do futuro.

Leia também
.: Aos Focolares, Papa pede evangelização com diálogo e abertura
.: Papa aos Focolares: criar unidade sem anular a diversidade

“Cuidemos da nossa mãe Terra, superemos a tentação do egoísmo que nos faz predadores de recursos, cultivemos o respeito pelos dons da Terra e da criação, inauguremos um estilo de vida e uma sociedade finalmente ecossustentável: temos a oportunidade de preparar um amanhã melhor para todos. Das mãos de Deus recebemos um jardim; aos nossos filhos não podemos deixar um deserto”, afirmou o Papa Francisco.

A Ação concreta

Em diálogo com o Jornalismo Canção Nova, os jovens responsáveis nacionais da Semana Mundo Unido, Grasielly Carvalho, Victoria Oliveira e Carlos Eduardo de Araújo, relataram que a SMU é um momento de encontro. Após dois anos de atividades on-line, a expectativa é que possam haver eventos presenciais por todo o mundo. A vontade é o reencontro, inclusive por todo o Brasil, buscando um mundo unido voltado aos cuidados com o planeta.

Divulgação

Os jovens ainda ressaltaram que o carisma da unidade de Chiara Lubich busca a fraternidade universal, a unidade. O tema da Semana Mundo Unido desse ano é Ousar Cuidar (Dare to care) – Pessoas, planeta e nossa conversão ecológica.

“Não tem como atingirmos a fraternidade universal sem cuidarmos da nossa casa comum. Acreditamos que existe um chamado urgente de cuidar do meio ambiente, de ousar nas ações, de amar mais do que nunca o planeta, protegendo-o também para as futuras gerações. Assim, surgindo ações pessoais e coletivas pensando nesse cuidado com o meio ambiente.”

Leia também
.: Margaret Karram é a nova presidente do Movimento dos Focolares

Grasielly, de modo particular, já iniciou uma mudança real no estilo de vida pessoal e coletivo. Os jovens estão mobilizando a comunidade, universidade, colegas de trabalho e vizinhança. Para a jovem, a SMU 2022 representa inspiração para ousar nas ações, uma oportunidade de tomar para si a responsabilidade de abraçar causas comuns.

“Me anima pensar que, em todo o mundo, há outras pessoas que estão vivendo e se doando por um mesmo objetivo, isso me faz ter esperança e certeza que o mundo unido é possível sim, e me faz ter a coragem de me lançar. Na perspectiva do cuidar, estou fazendo tudo o que está ao meu alcance, por exemplo, estando atenta ao meu consumo e qual impacto dele no meio ambiente, buscando sempre fazer escolhas conscientes pensando em preservar o mundo, que é nossa casa”, disse a jovem.

A Semana Mundo Unido

A Semana Mundo Unido foi lançada em maio de 1995. É um evento anual que reúne crianças, jovens e adultos globalmente por meio de ações, manifestações, congressos e debates culturais, para incidir na opinião pública dos respectivos países. Um testemunho de que um mundo unido é possível, lançando um sinal tangível nas cidades e junto às Instituições engajadas.

Mariápolis Ginetta em festa

Este ano, de modo particular, a semana Mundo Unido ganha um caráter especial na Mariápolis Ginetta, que este ano completa 50 anos de existência. O local é habitado por consagrados do movimento, sacerdotes, famílias, bispos, religiosos, jovens e todos aqueles que se interessem pela vivência comum do Evangelho na construção efetiva do diálogo e comunhão recíproca. 

Com duas obras sociais alocadas em Vargem Grande Paulista (SP), viverão intensamente junto das crianças a proposta da semana, olhando com atenção para a casa comum. 

Uma sessão solene na Câmara dos vereadores de Vargem Grande Paulista também homenageará o Movimento pelo bem que fazem na busca constante por uma nova civilização, por meio das mais variadas dimensões da criação de Deus.

Fique por dentro da programação mundial

01/05: abertura da Semana Mundo Unido com o grupo musical Gen Verde, 8h às 9h (Horário de Brasília).
07/05: lançamento do programa de financiamento semente
07/05: show de Talentos da Paz, às 9h (Horário de Brasília).
07/05: concerto do grupo musical Gen Rosso (À noite)
08/05: RUN4UNITY, 11h às 12h (cada fuso horário)
14/05 a 15/05: festival global em “Buen Vivir”: Cuidar juntos, Cuidar hoje, Cuidar amanhã. (encontro híbrido)

Todos os eventos mundiais estão reunidos neste site: https://www.unitedworldproject.org/pt-br/uww2022/

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo