Pesar

Morre Dom Paulo Mascarenhas, bispo emérito de Mogi das Cruzes (SP)

Religioso tinha 94 anos e era membro da Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses

Da redação, com CNBB

Foto: Diocese de Mogi das Cruzes

A Diocese de Mogi das Cruzes (SP), por meio de seu bispo Dom Pedro Luiz Stringhini, comunicou no final da tarde desta quarta-feira, 1º, a morte de seu bispo emérito, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, no Hospital Alemão Osvaldo Cruz, em São Paulo (SP). O religioso, que tinha 94 anos, era membro da Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses.

“Dom Paulo estava internado desde o dia 10 de maio e passou por duas cirurgias no sistema digestivo, nos dias 19 e 31 de maio, respectivamente. Em virtude da idade e dos procedimentos, o coração e os rins ficaram debilitados”,  lê-se na nota de falecimento.

Trajetória

Dom Paulo Mascarenhas Roxo nasceu em São Geraldo (MG) aos 12 de junho de 1928. Fez profissão religiosa na Ordem Premonstratense (Opraem) aos 2 de fevereiro de 1952. Em 20 de agosto do mesmo ano foi ordenado sacerdote, em Pirapora do Bom Jesus (SP), por dom Paulo Rolim Loureiro, então bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo.

Foi nomeado bispo diocesano de Mogi das Cruzes no dia 7 de dezembro de 1989, pelo Papa João Paulo II. Sua ordenação deu-se em 28 de janeiro de 1990, em Jaú (SP), na Diocese de São Carlos;

Sua posse canônica como terceiro bispo da diocese de Mogi das Cruzes aconteceu no dia 11 de fevereiro de 1990. Alcançou a emeritude desta Igreja Particular no dia 4 de agosto de 2004. O lema episcopal assumido em seu ministério foi: “Mane Nobiscum, Domine” = Fica conosco Senhor – Lc 24,29. Na descrição heráldica de seu escudo, o prelado destacou a força do Espírito Santo como potência dinamizadora, doador e animador de ministérios (1Cor 12).

Nota de pesar da CNBB

Confira na íntegra a nota de pesar da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB):

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento do bispo emérito da diocese de Mogi das Cruzes (SP), dom Paulo Mascarenhas Roxo, religioso da Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses, ocorrido na tarde desta quarta-feira, 1º de junho.

Unimo-nos em solidariedade e estendemos nossos mais sinceros sentimentos ao bispo de Mogi das Cruzes (SP) e presidente do Regional Sul 1 da CNBB, dom Pedro Luiz Stringhini, aos irmãos  da Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses, aos familiares, amigos e a todo povo de Deus presente na diocese. Em preces pela alma de dom Paulo, damos graças a Deus pela vida deste pastor, um apaixonado missionário que espalhou o perfume do Evangelho na igreja particular de Mogi das Cruzes, da qual foi o terceiro bispo.

A caminho de Pentecostes, celebramos a fé de dom Paulo no Espírito Santo, o Espírito de Deus que lhe infundiu  a vocação para a vida sacerdotal e à vida religiosa e ascendeu em seu coração a chama do ardor missionário.

Diante do testemunho do bispo emérito de Mogi das Cruzes, reiteramos, a certeza de que a vida sempre vence a morte.  Reafirmamos, ainda, a certeza de que, mesmo diante da morte, somos sempre convidados a nascer de novo – como nos apresenta o Evangelho de João 3, 1-8.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte, MG
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre, RS
1º Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo eleito de Cuiabá, MT
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ
Secretário-Geral da CNBB

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo