Pesar da CNBB

Morre Dom Osório Bebber, bispo emérito de Joaçaba (SC)

Prelado tinha 72 anos de vida religiosa, 66 anos de presbítero e 41 anos de episcopado

CNBB

Dom Osório Bebber /Foto: CNBB

O bispo emérito de Joaçaba (SC), Dom Osório Bebber, faleceu no Hospital da Unimed, de Caxias do Sul, às 23h05, do dia 13 de agosto de 2021, em decorrência de complicações pós-operatório (Choque cardiogênico e insuficiência cardíaca) aos 92 anos de idade. O prelado tinha 72 anos de vida religiosa, 66 anos de presbítero e 41 anos de episcopado. Ele foi velado na Igreja Imaculada Conceição, em Caxias do Sul.

Às 11h, foi transladado para a Igreja Matriz de Flores da Cunha, sua terra natal, e, às 16h, após a celebração da missa de corpo presente, foi sepultado do cemitério da Comunidade São Paulo, de Flores da Cunha. Registrado com o nome de Claudino Bebber, filho de Antônio Bebber Filho e Catharina Trentin Bebber.

Histórico

Ingressou no Seminário, em 1941, e recebeu o hábito capuchinho em 1948, adotando o nome religioso de frei Osório, que manteve por toda a vida. Fez os votos religiosos em 1949, e foi ordenado presbítero por Dom Benedito Zorzi, em 1955, em Flores da Cunha. Através das mãos de dom Cármine Rocco, em 1980, recebe a ordenação episcopal, e, em 17 de setembro de 1981, assume como bispo titular da diocese de Tubarão, em Santa Catarina.

Na data de 8 de março de 992, toma posse na Prezalia de Coxim, em Mato Grosso do Sul. O ano era 1999 e dom Osório tomava posse na diocese de Joaçaba, em Santa Catarina. Seu pedido de renúncia oficial, foi acolhido em 09 de abril de 2003, tornando-se bispo emérito de Joaçaba (SC), quando retornou à Província Capuchinha, residindo e atuando na Fraternidade de N. Sra. de Fátima, em Vacaria (RS).

Condolências da CNBB

Nota de Condolências da CNBB pelo falecimento do bispo emérito da Joaçaba (SC), Dom Osório Bebber:

Brasília-DF, 14 de agosto de 2021

Prezado dom Mário Marquez, bispo de Joaçaba (SC),

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento de dom Osório Bebber, bispo emérito da diocese de Joaçaba (SC), neste sábado, 14 de agosto.

Nesse momento de dor olhemos para o Cristo ressuscitado razão de nossa esperança a quem dom Osório seguiu e amou durante sua vida e missão como religioso na Ordem dos Capuchinhos.

Enviamos o nosso abraço a todos e asseguramos as nossas orações pelo descanso eterno de dom Osório Bebber.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo