Aniversário

Monsenhor Jonas Abib completa 84 anos e padre afirma: "Vida de doação"

Missionário da Comunidade Canção Nova celebrou Missa em Ação de Graças pelo aniversário do fundador

Julia Beck
Da redação

O fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, faz aniversário nesta segunda-feira, 21: está completando 84 anos de vida. Uma Missa em Ação de Graças pela data foi presidida hoje no Santuário do Pai das Misericórdias em Cachoeira Paulista(SP), pelo missionário da Comunidade, padre Elenildo Pereira. Em sua homilia, o sacerdote recordou o lema escolhido pelo monsenhor em sua ordenação presbiteral: “Feito tudo para todos”.

“Quem conhece esse homem sabe que ele foi fiel, tem sido fiel nesses 84 anos de vida a esse lema. Um homem que tem se gastado a cada dia por amor ao Evangelho, para que o nosso Senhor Jesus Cristo seja conhecido e amado cada vez mais”, frisou padre Elenildo.

Uma frase frequente do monsenhor também foi citada pelo sacerdote: “Bonito não é realizar o próprio sonho, mas realizar o sonho de Deus”. “Ele encarnou isso em sua própria vida, sempre procurando realizar o sonho de Deus”, comentou.

Padre Elenildo sublinhou que a Canção Nova nasceu não porque o monsenhor sonhou com ela, mas porque, antes, Deus a sonhou, assim como tudo aquilo que surgiu em decorrência deste carisma.

“Nossa Senhora também tinha seus planos e projetos, veio Deus e mudou tudo. Na vida do monsenhor não foi diferente, ele deixou de sonhar seus próprios sonhos para sonhar os planos de Deus” – Padre Elenildo Pereira

O evangelho do dia, que narra a visita de Nossa Senhora a sua prima Isabel é, de acordo com o sacerdote, uma providência para a data já que Nossa Senhora, para servir sua prima, dedicou-se com esforço.

Assim também foi e é Monsenhor Jonas, afirmou padre Elenildo: “Ele vive uma vida entregue aos outros. “Cheguei em 2009 e tenho tido a graça de conviver com o senhor, mas antes outros membros foram testemunhas de que dificilmente o senhor conseguia parar porque estava sempre fazendo e querendo que o Evangelho chegasse o mais longe possível através do Sistema Canção Nova de Comunicação, dos encontros…”.

O sacerdote definiu o fundador da Canção Nova como um homem incansável na busca por levar amor de Deus e o Evangelho a tantas pessoas. “São 84 anos se gastando pelo Evangelho. Seu amor por Deus é tão grande que não conseguia ficar parado. Um homem incansável, semelhante à Virgem Maria, que não media esforço nenhum para servir”.

Leia também
.: Salesianos comentam vida e vocação de Monsenhor Jonas
.: Eto e Luzia contam detalhes do dia a dia de Monsenhor Jonas

O desapego do material é uma das qualidades do Monsenhor Jonas elencada pelo padre Elenildo. O celebrante recordou que tudo que o carismático recebia era entregue à comunidade que fundou e isso fazia com que ele colocasse seu lema sacerdotal em prática. 

“São 84 anos que dá gosto de ver pela entrega sem reservas. Um homem que nunca colocou obstáculo para a evangelização. Quando ganhou um gravador de rolo multiplicou fitas e gravações de pregações para que todos tivessem acesso e foi assim que Deus concedeu o Sistema Canção Nova de Comunicação”

O sacerdote recordou que a Canção Nova começou com um gravador de rolo e isso demonstrou o homem de fé que é Monsenhor Jonas. Com ele, padre Elenildo destaca que os fiéis devem aprender a não colocar obstáculos para os sonhos de Deus. “Os obstáculos devem ser vencidos, não devem paralisar. Precisamos ir sempre além. Precisamos aprender a fazer de tudo para que o Evangelho chegue ao maior número possível de corações”.

Leia mais
.: Canção Nova celebra Batismo no Espírito Santo de Monsenhor Jonas Abib
.: Começa ano jubilar do Batismo no Espírito Santo de Monsenhor Jonas

Em sua homilia, padre Elenildo pediu aos presentes que celebrassem a vida de entrega de Monsenhor Jonas com uma salva de palmas. Ao final da missa, o missionário e diácono, Nelsinho Côrrea fez um breve momento de louvor pela vida do Monsenhor Jonas. “Padre Jonas nós te amamos”, reforçou.

O Evangelho

Sobre o Evangelho do dia, padre Elenildo recordou que se tratava de mais um texto do tempo do Advento, período de preparação para a festa do dia 25 de dezembro. “Neste tempo não cantamos o ‘glória’ para dar o sentido de preparação. A cor roxa diz que é tempo de conversão, de mudança de vida para essa expectativa do Senhor que virá”.

No Natal, católicos rejubilam de alegria: “Glória ao Senhor”, frisou. Segundo o celebrante, é preciso que todos se alegrem com o Natal, pois ele é também a celebração do mistério da salvação.

“Um Deus que desce do seu trono para habitar no nosso meio, para se tornar um de nós. Assume a nossa humanidade, se torna homem como nós. A encarnação do verbo que se faz homem no seio da Virgem Maria tem um objetivo: a nossa salvação. Ele deseja nos libertar, salvar. Libertar da escravidão do pecado. Se o filho unigênito de Deus não tivesse se tornado homem nós não seríamos salvos”

Padre Elenildo recordou o texto bíblico sobre Adão e Eva que sublinha a expulsão de ambos do paraíso. “Dois anjos são colocados na porta para que eles não tivessem mais acesso à árvore da vida. São João, em seu Evangelho, afirma que o Senhor reconstrói o paraíso perdido”.

“A cena da paixão de Jesus acontece em um jardim. A pedra do túmulo foi removida pelos anjos. No livro do gênesis tínhamos dois anjos fechando a porta do paraíso. No Evangelho de São João, quando é narrada a ressurreição, o anjo abre a porta do sepulcro para dizer que a pedra do sepulcro foi removida. Significa que, de agora em diante, o ser humano pode ter acesso ao céu”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo