Celebração

Missa do Crisma: padres são sinal do amor de Deus, diz bispo de Lorena

Diocese de Lorena (SP) celebrou Missa do Crisma hoje; tradicionalmente realizada na Semana Santa, celebração foi adiada devido à pandemia 

Julia Beck
Da redação

Bispo da Diocese de Lorena, Dom Joaquim Wladimir Lopes /Foto: Reprodução Canção Nova

A diocese de Lorena (SP) celebrou nesta quarta-feira, 4, a Santa Missa do Crisma. A celebração, que tradicionalmente acontece na Semana Santa, precisou ser adida devido às complicações no cenário da pandemia da covid-19 naquele período.

Nesta Missa, o bispo diocesano concede a benção dos Santos Óleos e os presbíteros renovam as promessas sacerdotais.

Também no dia de hoje é celebrado São João Maria Vianney, conhecido como Cura D’Ars. O santo é padroeiro de todos os sacerdotes e, por isso, a data é também conhecida como Dia do Padre.

O bispo diocesano, Dom Joaquim Wladimir Lopes, foi quem presidiu a celebração que, ainda por motivos de segurança sanitária, não teve a presença de fiéis. Estiveram presentes os padres diocesanos, salesianos, joseleitos e religiosos que pertencem à diocese, além de diáconos e seminaristas.

Homilia

Em sua homilia, Dom Wladimir destacou que, no centro da liturgia, estava a benção dos santos óleos: unção dos catecúmenos, enfermos e do Crisma. Este último, utilizado para os grandes sacramentos que conferem o Espírito Santo, como o da confirmação, ordenação sacerdotal e episcopal.

Os sacramentos, observou o bispo, unem criação e redenção. São eles expressão da corporeidade da fé que abraça corpo e alma. “O óleo é símbolo do Espírito Santo e alude a Cristo. (…) A palavra ‘Messias’ significa ungido”, comentou.

O bispo lembrou que cristãos significa ungidos, aqueles que pertencem a Cristo e que são tocados pelo Espírito Santo. “Que os santos óleos lembrem esse dever contido na palavra ‘cristão’. Não nos limitemos a chamar-nos cristãos, mas o sejamos de fato em todos os ambientes da sociedade”, exortou.

Renovação das promessas sacerdotais

Sobre a renovação das promessas que os padres fizeram no dia da ordenação sacerdotal, Dom Wladimir pediu que não fosse apenas uma recordação. Ela deve ser uma ratificação da promessa de amar ao Pai, Cristo e sua Igreja com exclusividade total, para sempre, sem esperar retribuição nesta terra.

Leia também
.: Papa pede orações pelos padres no dia de São João Maria Vianney

O momento, reforçou o bispo, deve ser dos sacerdotes professarem que são de Cristo para sempre e que estarão na Igreja à serviço do povo.

“Repetir como o apóstolo São Paulo: ‘Cristo é nosso viver, pois sabemos em quem colocamos nossa confiança. Tudo podemos naquele que nos conforta’”, sublinhou.

O que representa o padre

As muitas palavras utilizadas em referência aos padres foram lembradas por Dom Wladimir. O bispo frisou que o sacerdote se torna um dom sagrado de Deus para o seu povo, separado para o Evangelho de Deus. Ele reúne a comunidade para o momento mais alto e importante de sua existência: a celebração eucarística.

Sobre a palavra “presbítero”, Dom Wladimir recordou que, segundo a tradição bíblica, significa ancião, adulto, aquele que se tornou sábio, mestre, conselheiro e guia. “Recebe o dom da paternidade espiritual, com a missão de gerar, nutrir, orientar e levar à plenitude o povo de Deus”, complementou.

“Servo”, de acordo com o bispo, é aquele que participa da missão de Jesus de servir e dar a vida em resgate de muitos. Participa da autoridade de Cristo. Dom e entrega total à Igreja. “Deve ser o primeiro a dar-se conta de que é servo de todos”.

A palavra “profeta” quer dizer aquele que anuncia e testemunha a Palavra de Deus. É mensageiro da Palavra viva de Jesus, proclamando o Reino de Deus e denunciando o que contradiz o Evangelho.

“Pastor” é quem está à frente do povo. “Segue o exemplo de Jesus, o Bom Pastor”, afirmou. Esposo, revelou o bispo, é o termo usado para se referir aos padres, pois são chamados a reviver o amor de Cristo, Esposo, em sua relação com a Igreja, Esposa.

Também o sacerdote é um homem de oração, meditação, contemplação e celebração. Ele é especialista das coisas divinas, capaz de auxiliar os fiéis e todos que o procuram a encontrar o mistério de Deus.

“Presbítero é chamado para que o seu coração e sua vida estejam conformados ao senhor Jesus, sinal do amor de Deus por cada ser humano. (…) Unido à Cristo, anuncia o Evangelho e se torna instrumento da misericórdia de Deus”.

Dia do padre

No Dia do Padre, Dom Wladimir reforçou que os presbíteros devem corresponder às exigências e questões profundas do tempo atual.

De acordo com o bispo diocesano, os padres precisam ter coração santo, consciência reta, estilo de vida condizente com a santidade. É preciso ser fiel como padre, consagrado e leigo e isso exige sacrifícios. “Edificar o Reino de Deus tão sonhado e desejado por todos”, exortou.

Por fim, o prelado recordou que a data celebrativa foi instituída por Pio XI, em 1929. “A Diocese de Lorena parabeniza os padres e pede orações por eles”, reforçou Dom Wladimir. Segundo ele, os sacerdotes, no Ano de São José, contam com a intercessão do santo e de Nossa Senhora da Piedade – padroeira da diocese.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo