Repercussão

Metropolita de Prešov: Papa na Eslováquia foi um verdadeiro milagre

Dom Ján Babjak fez um balanço da recente visita do Papa Francisco ao país

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco durante viagem apostólica/ Foto: REUTERS/David Cerny

O balanço da visita do Papa Francisco à Eslováquia – segunda etapa da sua Viagem Apostólica de quatro dias, de 12 a 15 de setembro – pode ser resumida com as palavras de Dom Ján Babjak, arquieparca metropolitano da cidade de Prešov e presidente do Conselho da Igreja Greco-Católica eslovaca, que com alegria e satisfação afirmou:

“A presença do Santo Padre na Eslováquia foi um grande milagre para nós! Muitos tiveram a oportunidade de ver o Papa repleto de Espírito Santo, renovado e rejuvenescido. A sua visita trouxe tanta alegria a todos os fiéis”.

Acesse
.: Notícias sobre a viagem do Papa à Hungria e Eslováquia

Confira a entrevista ao Vatican News:

Balanço da visita

Vatican News: Dom Ján, a seu ver, quais frutos esta visita do Papa poderá produzir?

Dom Ján Babjak: “Temos que dar um pouco de tempo para que os frutos desta visita amadureçam. Pessoalmente, gostaria que como fruto nascesse o respeito mútuo pelas opiniões dos outros e ainda o fortalecimento da sociedade, segundo os ensinamentos dos Santos Cirilo e Metódio. Gostaria também que nós, fiéis, nos comportássemos melhor uns com os outros e que possa crescer o amor reciproco. Para isso, é preciso conhecer bem, refletir, compreender e colocar em prática os discursos que o Papa nos fez”.

Celebração da Exaltação da Santa Cruz

Vatican News: Em Prešov, o Santo Padre presidiu à Divina Liturgia no dia da festa da Exaltação da Santa Cruz. Quais foram suas impressões sobre a celebração?

Dom Ján Babjak: “Em Prešov, pela primeira vez na história, no dia da Exaltação da Santa Cruz, foi celebrada a Divina Liturgia de São João Crisóstomo pelo Santo Padre. Apreciei muito o seu gesto e fiquei profundamente comovido. Também o Papa Francisco ficou profundamente comovido, bem como todo o séquito. Estou certo que os fiéis greco-católicos, latinos, mas também os não cristãos que participaram da Divina Liturgia, receberam uma grande bênção de Deus. Ninguém poderia sonhar que o Pontífice poderia nos honrar com a sua visita e presidir à Divina Liturgia. É uma satisfação e uma grande recompensa divina por todos os anos de perseguição que a Igreja Greco-Católica eslovaca sofreu durante o comunismo, que a sepultou: por 18 anos foi obrigada a viver escondida. Este sofrimento dos nossos bispos, presbíteros e fiéis, produziu importantes frutos espirituais: três beatos mártires e numerosos confessores heróis da fé”.

 Igreja precisa de profetas

Vatican News: Em sua homilia, durante a Missa no Santuário de Nossa Senhora das Sete Dores, em Šaštín, Francisco disse que “a Igreja precisa de profetas”. Na sua opinião, Dom Ján, o que significa ser profeta hoje, e de quais profetas a Igreja na Eslováquia precisa?

Dom Ján Babjak: “Todos precisamos hoje de profetas de Deus, de profetas da Verdade, de profetas do amor e da paz. Os profetas de Deus têm a missão de dizer a Verdade divina às pessoas: indicar os erros, os pecados, e converter as pessoas ao Senhor por meio da penitência. Esta é a missão dos profetas de hoje: bispos, sacerdotes e fiéis que não se deixam influenciar pelo espírito mundano, mas pelo Espírito divino do Evangelho. Hoje, cada fiel deve pedir ao Espírito Santo o dom de um claro discernimento, para distinguir o que vem de Deus e o que vem do seu adversário”.

 Jovens eslovacos com a fé

Vatican News: No encontro com os jovens, no estádio Lokomotívy de Košice, o Santo Padre os convidou “a olhar para o Crucifixo e a não se deixar dominar pelo mal”. Qual a relação dos jovens eslovacos com a fé?

Dom Ján Babjak:  “Há tantos jovens que descobrem a fé e procuram vivê-la de forma radical e inequívoca. Mas, há também muitos outros que têm a fé tradicional e que a abandonam ou até mesmo a traem quando, em seu caminho, encontram dificuldades. Isso depende de quem os formou e do tipo de amigos que frequentam ou com os quais convivem. Sinto-me muito feliz por saber que quase todas as dioceses ou arquidioceses tenham criado centros de formação para a juventude: são centros que ajudam a criar profundas raízes na fé cristã e também os animam a se doar aos outros. Cerca de 900 jovens voluntários participaram da Divina Liturgia de São João Crisóstomo, presidida pelo Papa em Prešov. Queria agradecer-lhes de coração por este importante serviço que prestaram”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo