Lançamento

Livro traça itinerário para compreender a mensagem de Fátima

“Dentro da Luz – Um itinerário para compreender a mensagem de Fátima” é o título do livro de Irmã Ângela Coelho, ASM, vice-postuladora de Irmã Lúcia

Da Redação, com  Santuário de Fátima

“Dentro da Luz – Um itinerário para compreender a mensagem de Fátima” é o título do livro de autoria de irmã Ângela Coelho, da Aliança de Santa Maria, que será lançado no próximo sábado, 14, no auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima. Obra reúne principais temáticas do Curso da Mensagem de Fátima.

Há mais de 20 anos, irmã Ângela Coelho se dedica a fazer conferências e catequeses sobre a mensagem de Fátima, não só em Portugal como em várias partes do mundo, aliando de forma única o conhecimento profundo da mensagem com uma invulgar capacidade de comunicação, como sublinha o cardeal Dom António Marto no prefácio da obra.

Irmã Ângela Coelho, autora do livro “Dentro da Luz- Um itinerário para compreender a mensagem de Fátima” / Foto: Santuário de Fátima

“A familiaridade com as fontes da mensagem e com os estudos publicados permitem-lhe apresentar uma visão fiel e atual da mensagem, nos seus diversos aspetos. No evidente entusiasmo das suas palavras transparece a enorme devoção a Nossa Senhora e aos Santos Pastorinhos de Fátima, mas igualmente o grande amor ao Povo santo e fiel de Deus a quem procura transmitir essa devoção e a atualidade da mensagem de Fátima através duma linguagem nova e encantadora e de propostas concretas para a realizar neste tempo e neste mundo que são os nossos e que Deus nos confiou”, refere ainda o prelado de Leiria-Fátima que vê na religiosa uma verdadeira apóstola de Fátima para o nosso tempo”, afirma o bispo.

O livro é, em grande medida, fruto do seu empenho pastoral de várias dezenas de anos, mas particularmente da orientação dos Cursos sobre a mensagem de Fátima, iniciativa com que o Santuário de Fátima assinalou o septenário de preparação para o Centenário das Aparições e que se mantém ainda como lugar privilegiado de divulgação da Mensagem.

Ainda no prefácio da obra, Dom António Marto lembra-nos que o livro aponta para duas ideias muito vincadas: Fátima como lugar de esperança e sinal da presença de um Deus próximo, sempre pronto a iluminar a humanidade.

Leia também:
.: Mensagem de Fátima é atual e ajuda ler a história, diz Arcebispo
.: Irmã Lúcia: postulador comenta processo de beatificação

“Se há consolação com que se fermenta a história é precisamente a certeza, ecoada pela Virgem Mãe no cimo de uma azinheira a três simples crianças, de que Deus está presente como luz terna, suave, no meio da noite. Esta luz que é Deus leva-nos mais longe, lembra-nos que não temos aqui morada permanente, cobre-nos como manto seguro, convida-nos a habitar no seu interior, converte-nos em seu reflexo a partir do qual nos convida à transformação do mundo” refere o Cardeal ao sublinhar que este livro “vem-nos recordar esta mistagogia mariana”.

“Do tanto que ela (a autora) nos permite saborear do acontecimento de Fátima, há duas certezas que perpassam este livro e podem servir de chave de leitura para ele e para a Mensagem sobre o qual ele se debruça”, alerta Dom António Marto destacando a ideia de que a mensagem de Fátima é “um testemunho místico-profético que se oferece ao nosso mundo pós-moderno como esperança” , o qual se diz “de forma admirável e bela através das vidas dos Pastorinhos”.

A própria autora na nota de abertura esclarece que o objetivo “é simplesmente o de disponibilizar uma apresentação o mais acessível possível a um público alargado com interesse em conhecer o que Fátima pode dizer à vida cristã nos nossos dias”, sem a pretensão de “uma sistematização teológica” ou de um “ texto com o aparato acadêmico”.

Os encontros com a Irmã Lúcia

“O texto que aqui se apresenta resulta de um conjunto vasto de leituras teológicas e da reflexão pessoal que estiveram na base de muitas palestras e cursos que apresentei ao serviço da difusão da mensagem de Fátima nos últimos vinte anos”, clarifica a Irmã Ângela Coelho, que começa esta introdução por relatar a experiência pessoal que teve nos encontros com a Irmã Lúcia, de cuja causa de Beatificação é vice-postuladora desde 2014.

“O meu desejo é que este livro possa participar da missão de Lúcia de Jesus, já que, sem dúvida, aquele primeiro encontro e as sucessivas conversas que com ela tive contribuíram definitivamente para o amadurecimento da minha compreensão da mensagem de Fátima, para um maior conhecimento deste acontecimento, para a vivência desta espiritualidade, deste estilo de ser discípulo de Jesus Cristo, no século XXI”, num mundo e num contexto que precisam de luz.

Ângela de Fátima Coelho é religiosa da congregação Aliança de Santa Maria, é médica e licenciada em Ciências Religiosas. Foi Vice-Postuladora e, posteriormente, Postuladora da Causa de Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto, canonizados pelos Papa Francisco em Fátima, no dia 13 de maio de 2017. Desde 2014, é Vice-Postuladora da Causa de canonização da Irmã Lúcia.

A apresentação deste livro decorre no final do segundo dia da 15ª edição do Curso da mensagem de Fátima que decorre este fim de semana na Cova da Iria

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo