Até 03/11

Levando solidariedade do Papa, Cardeal Sandri visita a Síria

Vista do cardeal à Síria vai até o dia 3 de novembro, um símbolo da proximidade de Francisco à população afetada pela guerra

Da Redação, com Vatican News

imagem aérea de aleppo na síria

Imagem aérea da cidade de Aleppo, na Síria /Foto: REUTERS/Omar Sanadiki

Começa nesta segunda-feira, 25, a visita do prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, à Síria. A viagem vai até 3 de novembro e inclui a capital Damasco e outras localidades para o encontro com religiosos, representantes de organizações não governamentais e diplomatas credenciados junto à Santa Sé.

A visita estava sendo adiada desde abril de 2020 por causa da pandemia. A congregação divulgou a programação do itinerário hoje, através de um comunicado. Um percurso através do sofrimento da população síria, mas também através das muitas obras de caridade e de apoio nascidas num território devastado pela guerra. Também uma ocasião para encontros ecumênicos e orações comunitárias.

Leia também
.: Patriarcas e bispos católicos pedem fim das sanções contra a Síria
.: Papa Francisco lamenta década de guerra civil destrutiva na Síria

A primeira etapa será Damasco à noite, após a partida prevista para hoje de Roma com a bênção do Santo Padre e a coordenação da Nunciatura Apostólica em Damasco. O desejo é “levar a proximidade e a solidariedade do Papa Francisco às comunidades católicas da Síria, provadas por anos de guerra e necessitadas de um momento de discernimento e verificação pastoral”.

Programação

Também estão previstos ouros encontros. Primeiro, a reunião com a Assembleia da Hierarquia Católica na Síria e a Divina Liturgia co-presidida pelo Patriarca de Antioquia dos Greco-melquitas, Youssef Absi. A seguir, o encontro com os sacerdotes das circunscrições melquitas de Damasco e Bosra-Hauran, as visitas aos escritórios da Caritas Síria, à Sociedade São Vicente de Paulo, ao Orfanato São Paulo, ao Dispensário de Kachkoul, aos Hospitais italiano e francês, aos Salesianos e às sedes das Igrejas Síria, Caldeia e Armênia. Também o encontro com os religiosos de Damasco e do Sul da Síria no Memorial de São Paulo, e com alguns diplomatas credenciados na Síria.

Nos outros dias, o purpurado visitará Tartous e Homs, com as circunscrições síria, maronita e melquita. Depois, a celebração da Divina Liturgia e visitas ao túmulo do jesuíta Frans Van Der Lugt e às catedrais sírio-ortodoxa e greco-ortodoxa.

Retornando a Aeppo, haverá a celebração eucarística de rito latino no Vicariato, o encontro com os religiosos e os responsáveis das associações caritativas e beneficentes, com os sacerdotes da cidade, e a oração ecumênica seguida de um encontro inter-religioso. Após a breve oração em cada uma das catedrais católicas da cidade (onde estão presentes os bispos maronita, melquita, sírio, armênio, caldeu e latino), o purpurado parte para Yabroud e Maaloula, com breves paradas antes de retornar a Damasco e de lá o retorno a Roma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo