Dia do santo

"Legado de São João Paulo II é imensurável", afirma padre

Sacerdotes do Instituto do Verbo Encarnado recordam santo celebrado nesta sexta-feira, 22

Julia Beck
Da redação, com colaboração de Elane Gomes

Imagem de São João Paulo II /Foto: Julia Beck – Canção Nova

Localizada na região de Santo Amaro (SP), a Paróquia São João Paulo II está em festa. A novena dedicada ao santo – que é celebrado nesta sexta-feira, 22, será concluída com uma missa neste domingo, 24.

Padre Vagner Gomes /Foto: Arquivo Pessoal

O pároco da Igreja local, padre Vagner Gomes, do Instituto do Verbo Encarnado, conta que ocupa a missão há dois anos. Em 2019, o bispo da diocese de Santo Amaro, Dom José Negri, pediu ao Instituto para administrar a vida pastoral da Paróquia São João Paulo II.

Leia também
.: Papa recorda dia de São João Paulo II e retoma ensinamento do santo

“Foi uma imensa alegria assumir essa paróquia (…). São João Paulo II é o pai espiritual do Instituto do Verbo Encarnado. Para nós tem um valor muito especial trabalhar nessa paróquia”, disse o sacerdote.

Segundo o presbítero, São João Paulo II é um grande intercessor da paróquia, socorrendo-a em suas necessidades.

Acesse
.: Especial sobre a canonização de João Paulo II e João XXIII

Uma relíquia do santo pode ser encontrada na Igreja. “É uma alegria, um pedacinho dele, uma gota de sangue deste santo”, apontou padre Vagner. Confira a animação dos paroquianos para a celebração do último dia da novena:

Legado de São João Paulo II

Padre Tito Paredes, formador do noviciado masculino do Instituto do Verbo Encarnado, comentou o valor do santo do dia para a Igreja Católica.

O sacerdote recordou que, recentemente, a Conferência Episcopal Polonesa pediu que São João Paulo II seja declarado Doutor da Igreja.

Padre Tito Paredes /Foto: Arquivo Pessoal

“O legado e a herança que São João Paulo II nos deixou é imensa. Esse Papa é magno por tudo que fez e que nos deixou. De alguma maneira, ele conseguiu tocar as feridas mais íntimas da Igreja, a introduziu na modernidade, no segundo milênio”, comentou.

De acordo com o formador do Instituto do Verbo Encarnado, São João Paulo II foi um Papa missionário, o que mais visitou as nações. Foi também o Papa dos jovens, que se caracteriza por um amor profundo pela Igreja Católica e por sua Doutrina.

Acesse
.: Frases marcantes de São João Paulo II

“Ele nos deixou o Catecismo da Igreja Católica. Preocupou-se com os direitos da Igreja e deixou o novo código de Direito Canônico. Foi grande o seu amor pela Eucaristia e pela santíssima Virgem Maria”, sublinhou.

O presbítero lembrou que em 25 de março de 1984 São João Paulo II consagrou o mundo a Nossa Senhora. “Um Papa mariano que quebrou paradigmas quando colocou como lema episcopal: “Totus tuus” – Sou todo teu Maria”.

“O legado de São João Paulo II é imensurável”, disse padre Tito. O sacerdote pontuou que o santo foi um Papa profundamente eucarístico, mariano, missionário, apaixonado pela Igreja e sua Doutrina, que amou os jovens e instituiu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O legado é imenso, complementou, por isso, não se pode resumi-lo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo