EM BUSCA DA PAZ

‘Justiça e Paz na Europa’ apela ao fim da repressão militar em Mianmar

Rede de 32 Comissões Nacionais de Justiça e Paz das conferências episcopais da Europa expressou sua solidariedade para com o povo de Mianmar

Da redação, com Vatican News

A Conferência das Comissões Europeias de Justiça e Paz (‘Justiça e Paz Europa’) juntou a sua voz ao apelo pelo fim imediato do uso da força contra manifestantes pacíficos em Mianmar e pelo regresso à democracia no país.

Após um mês de manifestações pacíficas contra o golpe militar, que depôs a líder da Liga Nacional para a Democracia (NLD), Aung San Suu Kyi, em 1º de fevereiro, a violência aumentou dramaticamente no domingo, 28, com a morte de pelo menos 18 manifestantes. A violência foi fortemente condenada, entre outros, pelo escritório de direitos humanos da ONU (OHCHR).

Cardeal Charles Bo: o ódio nunca afasta o ódio

Cardeal Charles Maung Bo, arcebispo de Yangon e presidente da FABC / Foto: Reprodução Youtube

No mesmo dia, o cardeal Charles Bo, de Yangon, presidente da Conferência Episcopal de Mianmar, lançou um novo apelo sincero para acabar com a violência e para a reconciliação. Em sua homilia para o segundo domingo da Quaresma, ele destacou a necessidade de “retornar à vida difícil de criar esperança e paz”, dizendo que todo o povo de Mianmar deveria entrar em uma “mentalidade de reconciliação e diálogo”. Ele alertou que “só o amor” e que “olho por olho torna o mundo todo cego”.

Justiça e Paz Europa: busque o bem comum

Em sua declaração, as Comissões Europeias de Justiça e Paz expressam preocupação com os últimos relatórios que indicam um aumento significativo da violência, das vítimas e do sofrimento para a sociedade e os cidadãos e expressam seu “apoio ao povo de Mianmar em sua defesa da democracia” e “solidariedade com os manifestantes pacíficos”.

Eles se juntam ao apelo do Papa Francisco de 7 de fevereiro aos responsáveis políticos para “mostrar sincera vontade de servir ao bem comum, promovendo a justiça social e a estabilidade nacional em vista de uma convivência harmoniosa e democrática”.

Retorno ao governo democrático, diálogo

Justiça e Paz Europa também exorta a “libertação imediata de todos os presos políticos” e apoia o apelo dos Bispos Católicos de Mianmar às autoridades militares “para se absterem da violência e procurarem a reconciliação, ao mesmo tempo que aderem aos princípios democráticos e respeitam plenamente os direitos humanos, incluindo o direito à vida, a proibição da tortura, a liberdade de reunião, mídia e expressão ”.

Parabenizando-os com as recentes conclusões do Conselho da União Europeia sobre Mianmar, as Comissões Europeias de Justiça e Paz incentivam a UE “a utilizar todos os canais de diálogo com as principais partes interessadas, a fim de facilitar um restabelecimento pacífico e rápido do poder às instituições democráticas legítimas”.

Desde o golpe militar, mais de 350 pessoas foram presas, incluindo Aung San Suu Kyi, sob a acusação de importação ilegal de walkie-talkies e de organização de protestos ilegais durante a pandemia de Covid-19, além de muitos outros funcionários, ativistas e religiosos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo