Celebração

ACN Brasil comemora seu Jubileu de Prata no Santuário Nacional

A Ajuda à Igreja que sofre no Brasil (ACN) ajuda o país de modo efetivo desde 1962; além do Brasil, ela também é atuante em projetos que acontecem em mais de 140 países

Mauriceia Silva
Enviada a Aparecida (SP)

Santa Missa do Jubileu da ACN no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida / Foto: Reprodução Canção Nova

Neste domingo, 25, houve missa comemorativa dos 25 anos da atuação da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que sofre (ACN) no Brasil. A santa missa presidida pelo Bispo Emérito de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, teve início às 12h, e marcou a celebração do Jubileu de Prata no Santuário Nacional de Aparecida. 

Dom Bernardino confirma que são muitos os frutos gerados na Igreja desde a missa de inauguração do escritório no Brasil. “Eu estava presente naquela época, mas antes eu já conhecia padre Werenfried, o fundador dessa instituição que fez tanto bem aos pobres, aos seminários, à vida religiosa, à difusão da palavra. Quantas coisas boas aconteceram aqui no Brasil, e no mundo inteiro, esse trabalho continua, se multiplicou, e agora nós agradecemos à Deus”

O fundador da Fazenda da Esperança, Frei Hans Stapel conta que, quando trouxe a Ajuda à Igreja que Sofre para o Brasil, as pessoas acreditaram e ajudaram. “Eu visitei muitas obras e vejo que diferença faz. Se os pobres e os perseguidos não recebem essa ajuda, o que eles têm? Pior do que Lázaro, não possuem nada, e você pode ser uma resposta na vida deles. E se você tem coragem de doar, você vai ser recebido no céu de Abraão e de todos. Não cometa o erro de ser o rico que não sabe dividir e depois fica triste”.

Obra consagrada à Nossa Senhora de Fátima

Um fato curioso é que, há exatamente 25 anos, o lugar exato da missa de inauguração da ACN no Brasil foi também o altar do Santuário de Nossa Senhora Aparecida. O diretor executivo da ACN Brasil, Walter Calegari, comemora a data celebrativa.

“É uma alegria muito grande estar aqui 25 anos depois que nossos fundadores padre Werenfried, frei Hans e padre Evaristo Debiasi celebraram a missa de abertura do escritório da ACN no Brasil, diante do altar de Nossa Senhora. Isso traz pra gente uma alegria fantástica também, até porque a obra é consagrada por padre Werenfried à Nossa Senhora de Fátima. É Nossa Senhora sempre que está presente e nos motiva a continuar essa obra por mais 25 anos se Deus quiser. 

Programa na Canção Nova

Para ajudar no apoio ao necessitado, em parceria, a TV Canção Nova exibe o programa da Ajuda à Igreja que Sofre. Para o vice-presidente da Comunidade Canção Nova, Padre Wagner Ferreira, a Canção Nova reconhece a importância do carisma e da missão da instituição.

“O evangelho precisa ser difundido, o testemunho da fé precisa ser difundido. E já há muitos anos, a Canção Nova faz essa difusão através do seu sistema de comunicação, levando as pessoas ao conhecimento das belas obras, do belo testemunho da Ajuda à Igreja que Sofre.”

Sobre a ACN

A ACN é uma Fundação Pontifícia que leva auxílio à Igreja por meio de informações, orações e projetos de ajuda a pessoas ou grupos que sofrem perseguição e opressão religiosa e social ou que estejam em necessidade. A obra tornou-se uma Fundação Pontifícia da Igreja em 2011, tendo sido fundada no Natal de 1947.

Todos os anos, a instituição atende mais de 5.000 pedidos de ajuda de bispos e superiores religiosos em cerca de 130 países, incluindo: formação de seminaristas, impressão de Bíblias e literatura religiosa.

A instituição também apoia padres e religiosos em missões e situações críticas; construção e restauração de igrejas e demais instalações eclesiais; programas religiosos de comunicação; e ajuda aos refugiados e vítimas de conflitos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo