JOVENS NA WEB

Jovens asiáticos lançam plataforma virtual baseada em exortação do Papa

A plataforma contará com testemunhos de jovens do mundo todo, baseada na exortação pós-sinodal do Papa, ‘Christus vivit’

Da redação, com Agência Fides

O nome do projeto atende por “Monday of the Open Mic” (“Segunda-feira do microfone aberto”, em tradução livre) em que “Mic” significa “microfone” e a siga é “MOM”. Trata-se de uma nova plataforma digital lançada pela pela Rede Juvenil Diocesana de Penang, uma diocese localizada na Malásia Peninsular.

O objetivo da plataforma virtual é fornecer aos jovens católicos uma plataforma específica para dividir suas experiência relacionadas à fé. A plataforma, que contará com testemunhos e histórias de vida, foi inspirada em Christus vivit, exortação apostólica pós-sinodal assinada pelo Papa Francisco.

“O objetivo principal do MOM é ter um espaço na web em que todos possam testemunhar sua história de fé na vida real e falar sobre seu encontro com Jesus Cristo. Isso nos permite tomar consciência do dom da fé, recebido de Deus, e poder dá-lo a outros, como batizados e missionários”, explica o padre Simon Anand, animador da pastoral juvenil da diocese de Penang.

Por outro lado, o MOM também é considerado uma espécie de espaço “microfone aberto”, uma vez que este projeto pretende acolher testemunhos de jovens de todas as culturas e origens, independentemente da sua localização geográfica, idade, cultura, religião. “Os jovens estão animados e entusiasmados”, diz o sacerdote.

Numa área da plataforma, denominada “Bem-aventuranças”, “os testemunhos serão recolhidos e publicados nas redes sociais, seja no Instagram, WhatsApp, Facebook e Youtube, para que todos possam participar na escuta e reflexão”, explicou Jason Joseph, líder juvenil. Noutra área da plataforma, denominada “Empoderamento”, os jovens poderão participar em debates ou ouvir convidados especiais, incluindo não-cristãos, que, por sua vez, terão a oportunidade de partilhar a sua história, o seu pensamento, com uma visão de diálogo sempre enriquecedora.

O projeto se insere nas iniciativas de pastoral juvenil que pretendem oferecer aos jovens oportunidades de crescimento na fé, acompanhando-os em ações em prol da justiça, do diálogo inter-religioso e da inculturação do Evangelho. A Rede Diocesana de Penang oferece recursos, formação e atividades para jovens e estudantes, cuidando também de parcerias com organizações e movimentos eclesiais e também com ONGs e outras entidades da sociedade civil.

A diocese de Penang está localizada na parte norte da Península da Malásia e abrange cinco estados da Malásia que são Penang, Kedah, Perlis, Perak e Kelantan.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo