On-line

JMJ 2023: jovens universitários de Lisboa organizam via-sacra

Jovens de todo o país vivem mais uma etapa de preparação para a JMJ 2023

Da redação, com JMJ Lisboa 2023

Via Sacra

Meditação da Via Sacra ajudará os jovens a se prepararem para a JMJ 2023./ Foto: Arquivo Júlia Beck – Canção Nova

Nesta terça-feira, 23, acontece em Lisboa uma via-sacra com os jovens universitários. A iniciativa é organizada pela Pastoral Universitária e os Núcleos de Estudantes Católicos de Lisboa.

A via-sacra vai acontecer, às 21h15 (18h15 no Brasil), e ajuda os jovens a caminhar rumo à Jornada Mundial da Juventude 2023, que se realizará em Lisboa. A cada mês, no dia 23, o Comitê Organizador Diocesano (COD) das JMJ2023 realiza uma atividade preparatória para o evento.

A via-sacra será on-line e transmitida nos locais habituais (Facebook e Youtube do Patriarcado de Lisboa).

Leia também
.: JMJ 2023: Comitê Organizador Local se reúne em Braga
.: Apresentado o logo oficial da JMJ 2023 em Lisboa
.: Divulgada a Oração para a JMJ 2023

Dioceses

Inspiradas por este tempo quaresmal, cada diocese se programou para um evento. Aveiro, Beja, Braga, Lisboa e Viseu convidam os jovens de cada uma dessas dioceses para a via-sacra. A Pastoral de Jovens de Lamego organizou o momento de oração “Paragem 23”. A diocese da Guarda aproveitou a ocasião e realizará o evento “2 ou 3 a 23”. 

Porto terá a iniciativa “Pronto para dançar até à JMJ?”, que lança aos jovens uma coreografia. 

Viana do Castelo lança aos jovens o desafio de construir o logotipo da JMJ, “por etapas, em ambiente familiar”. A ideia é que, no dia 23, postem uma foto da cruz já totalmente construída com as hastags #jmj23 e #acruzdosjovens.

A Diocese de Bragança terá a iniciativa “A caminho”, que será transmitida, e vai ter o já habitual “23 do mês” com uma proposta de oração deixada pelo COP de Riachos. A diocese de Coimbra fará sua atividade “Dia JMJ”, que este mês será orientada pelos Escuteiros.

Inspiradas pelo dia de São José, Portalegre-Castelo Branco terá um live com o padre João Maria Lourenço, e a diocese de Setúbal propõe uma oração com a especial intercessão de São José.

Leiria-Fátima terá o Vitamina 23 do mês de março, que apresenta uma proposta de caminhada para a Semana Santa, em formato podcast, áudio e vídeo. O COD do Algarve congrega os jovens numa catequese pelo Zoom com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

Em Madeira, o Comitê da Diocese do Funchal preparou o #EmBarca23, um evento que tem como tema “Cuida-te e deixa-te cuidar”. O encontro será on-line através da plataforma Zoom.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo