Cruz e Ícone

JMJ 2023: jovens portugueses receberão os símbolos neste domingo

Símbolos da JMJ serão entregues aos jovens portugueses após Missa presidida pelo Papa; por causa da pandemia, delegações são restritas

Da Redação, com Sala de Imprensa da Santa Sé

Neste domingo, 22, Festa de Cristo Rei, os jovens portugueses receberão os símbolos da Jornada Mundial da Juventude: a cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. A próxima edição internacional do evento será em 2023 em Lisboa.

Nesta terça-feira, 17, a sala de imprensa da Santa Sé emitiu um comunicado a respeito, lembrando que a data da entrega já havia sido anunciada pelo Santo Padre no Angelus de 5 de abril passado. A entrega será após a Missa presidida por Francisco na Basílica de São Pedro.

Leia também
.: JMJ 2023: plataformas digitais propõem orações mensais
.: JMJ Lisboa 2023 ganha itinerário catequético “Rise UP”

O comunicado informa ainda que estarão presentes, para a ocasião, uma delegação da América Central – a última JMJ foi no Panamá – e uma de Portugal.

“Em conformidade com as atuais normas de segurança sanitária, o gesto simbólico da passagem será realizado na presença de delegações muito restritas de ambos os países”, acrescenta o dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, órgão vaticano que organiza a JMJ.

Segundo o organismo, todos são convidados a participar deste momento de forma virtual (transmissão pelo Youtube do Vatican News). Acompanhando a transmissão estarão também os responsáveis das pastorais juvenis das conferências episcopais e dos movimentos internacionais, que, de amanhã até sábado, participarão do encontro internacional “De Panamá a Lisboa – chamados à sinodalidade missionária”, realizado também de forma on-line e organizado pelo próprio dicastério.

Leia também
.: Apresentado o logo oficial da JMJ 2023 em Lisboa

Tanto a passagem dos símbolos da JMJ como o próprio evento, inicialmente programado para abril passado, foram adiados em virtude da pandemia ainda em curso.

Tradicionalmente, a passagem da Cruz e do ícone da Salus Populi Romani é realizada ao término da celebração de Domingo de Ramos, presidida pelo Santo Padre na Praça São Pedro. Isso acontece desde 1984, quando o Papa João Paulo II confiou aos jovens, às vésperas da conclusão do Ano Jubilar da Redenção, a Cruz do Jubileu, conhecida hoje como a Cruz da JMJ. Mais tarde, em 2003, o Santo Padre ofereceu à juventude também uma cópia do ícone de Maria Salus Populi Romani, que acompanha a Cruz em sua peregrinação pelo mundo.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo