Mês das Missões

“Jesus Cristo é missão”: Igreja no Brasil inicia Campanha Missionária

Campanha Missionária mobiliza fiéis na conscientização de que a missão é o DNA que dá identidade à Igreja

Jéssica Marçal
Da Redação

cartaz da campanha missionária 2021

Cartaz da Campanha Missionária 2021 / Foto: Divulgação

Com o tema “Jesus Cristo é missão”, a Igreja no Brasil inicia nesta sexta-feira, 1º, a Campanha Missionária. As Pontifícias Obras Missionárias são o órgão que se encarrega da campanha que, ao longo de todo o mês, promove a animação através da oração, testemunho e ajuda material.

“O objetivo do mês missionário é despertar em medida maior a consciência missionária universal em todo povo de Deus, através da oração, da ajuda material e do testemunho de missionários e missionárias que doam suas vidas na missão que não tem fronteiras”. Quem explica é o diretor nacional das POM, padre Maurício da Silva Jardim.

O mês celebrativo acontece no Brasil desde 1972, 46 anos depois que o Papa Pio XI instituiu o Dia Mundial das Missões. A data é celebrada no penúltimo domingo do mês de outubro (neste ano, 24 de outubro). Também em 1972 foi criado Conselho Missionário Nacional (COMINA), o projeto Igreja Irmãs da CNBB e o CIMI.

“Desde então, as POM organizam a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro. Colaboram nesta ação a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (COMINA)”, explica padre Maurício.

Leia também
.: Música de Dom Pedro Brito animará Campanha Missionária 2021

O tema “Jesus Cristo é Missão”

O tema do mês missionário 2021 – “Jesus Cristo é Missão” – é uma continuidade do ano passado – “A vida é missão”. E a perspectiva é abordar, em 2022, o tema “A Igreja é missão”. A intenção, de acordo com padre Maurício, é destacar a missão como eixo fundamental que perpassa toda vida eclesial.

“O destaque ao verbo ser enfatiza a natureza missionária da Igreja. A missão não se reduz a atividades, a uma dimensão, mas a missão é o DNA que dá identidade à Igreja”, destaca o sacerdote. Confira, abaixo, um vídeo de motivação da campanha:

A proposta deste ano é também enfatizar a centralidade da pessoa e projeto de Jesus Cristo. “O centro da missão é a pessoa de Jesus, é o seu projeto, e nós somos discípulos de Jesus Cristo numa Igreja, toda ela, em estado de missão”.

Mensagem do Papa

Desde 1963, os Papas escrevem uma mensagem para motivar o Dia Mundial das Missões, o que dá um norte para a produção de subsídios que animam a Campanha Missionária.

Nesse ano de 2021, a mensagem do Papa Francisco traz como tema “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). Segundo padre Maurício, uma temática que evidencia o testemunho de missionários e missionárias da compaixão e da esperança.

O sacerdote lembra que o Papa fala da necessidade desses missionários nesse tempo de pandemia, diante da tentação de mascarar e justificar a indiferença. “Por isso queremos ouvir o testemunho de missionários que estão na linha de frente no combate à pandemia. O que vimos e ouvimos das famílias, no campo da saúde, na educação, com pessoas na situação de rua e abandono, dos migrantes, dos indígenas, no mundo do trabalho, nos gestos de compaixão, e o que vimos e ouvimos dos missionários além fronteiras”, reforça o diretor das POM.

A coleta mundial: apoio à missão

Em meio à Campanha, é realizada uma coleta nos dias 23 e 24 de outubro, como um gesto concreto. O objetivo é mobilizar os fiéis em ajuda concreta para apoiar a missão em várias partes do mundo.

“Oitenta por cento dos recursos são enviados à Congregação para Evangelização dos Povos que faz circular um fundo universal de caridade, mantendo 1050 dioceses nas periferias mais necessitadas do mundo. Os vinte por cento que ficam no Brasil mantêm os trabalhos das Pontifícias Obras Missionárias que são uma rede mundial de oração e caridade a serviço do Papa e da Missão da Igreja locais”.

A contribuição pode ser feita em cada comunidade através do envelope da campanha missionária ou através do PIX (chave e-mail) pom@pom.org.br

Articulação em nível nacional

Os Conselhos Missionários Diocesanos e Paroquias (COMIDIs e COMPIPAs), são os responsáveis pela articulação da campanha missionária nas arquidioceses, dioceses e prelazias do país. Os órgãos recebem todo o material de animação – cartaz, santinhos, envelopes, novenas e mensagem do Papa – e distribuem para as comunidades.

As POM sugerem que seja feito um lançamento da campanha em âmbito diocesano. A proposta é uma Missa de abertura, refletindo a temática em questão. No âmbito nacional, a abertura acontece no Santuário Nacional de Aparecida na missa das 9h. Quem preside é o bispo de Chapecó e presidente da Comissão Episcopal Missionária da CNBB, Dom Odelir José Magri.

Em 2021, uma novidade nessa articulação é um curso gratuito e de curta duração com emissão de certificado de extensão universitária sobre a Campanha Missionária 2021. Uma parceria entre as POM e a União Brasileira de Educação Católica (UBEC).

“O curso é ofertado pela Universidade Católica de Brasília, por meio da Católica EaD. O objetivo do curso é de apresentar a história, os objetivos, os conteúdos e articulação do mês missionário e da iniciativa da Campanha Missionária 2021 a ser desenvolvida na Igreja do Brasil”, explica padre Maurício.

Os interessados poderão se inscrever através do link: https://ead.catolica.edu.br/esperancar/campanha-missionaria

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo