LAUDATO SI

Instituto Salesiano promove campanha de conscientização ecológica

O Instituto Universitário Salesiano de Veneza e Verona (IUSVE) promove uma campanha de três anos chamada Sonho Verde, dedicada à consciência ecológica e às práticas transformadoras

Da redação, com Vatican News

A criadora e gerente da exposição “Armário Ecológico” é Francesca Bonotto, professora do Laboratório de Criação e Moda do IUSVE. Seu interesse pela sustentabilidade ambiental vem de um curso para noivos que ela frequentou com o marido, Federico Gottardo, em um centro de retiro dirigido por Franciscanos Conventuais em Camposampiero. O marido de Francesca dirige o centro de atividades estudantis da IUSVE e é coordenador da exposição. O encontro com o espírito franciscano durante a preparação para o matrimônio foi além da simples teoria e se transformou em um estilo de vida compartilhado pelo casal. “Aquele curso com Federico, que está muito atento ao bem-estar da pessoa e ao estilo de vida, tornou-me mais consciente da natureza e despertou em mim um renovado interesse pela cadeia produtiva”, afirmou.

“Pelo medo e pela dor que minha doença estava causando”, explica Francesca, “descobri que o ser humano está conectado à natureza e com o mundo de uma maneira tão fascinante. Além do tratamento médico, combinei a meditação cristã com outras práticas destinadas ao bem-estar pessoal. Isso me permitiu dedicar mais tempo a mim mesma e à espiritualidade. Muitas vezes somos surpreendidos nas ocupações da vida quotidiana quando, em vez disso, deveríamos treinar a nossa percepção para uma dimensão mais integral e integrada à pessoa, com seus ritmos naturais e com estilos de vida mais harmoniosos com meio ambiente”, reiterou.

Moda PuntoCom (Fashion DotCom)

Em 2019, a pedido de Mariano Diotto, então diretor do departamento de comunicação da IUSVE, Francesca criou o programa de rádio ModaPuntoCom (FashionDotCom). Produzido pela estação de rádio Cube da Universidade, o programa se concentra nas práticas de comunicação e publicidade da indústria da moda. Impulsionada pela necessidade de relatar alguns dos aspectos éticos da indústria de vestuários e calçados, desde os primeiros episódios, Francesca passou a destacar que o lucro era a primeira prioridade da indústria têxtil, sem dar atenção à cadeia de abastecimento ou a dimensão espiritual que, em sua experiência, é sempre parte fundamental do processo criativo.

“Passo a passo”, explica Jasmine Pagliarusco, diretora do programa, “ModaPuntoCom mergulhou cada vez mais nas dimensões da ética e sustentabilidade, enfatizando o comportamento virtuoso. Os profissionais que hospedamos em estúdio muitas vezes provaram ser testemunhas dos valores que Laudato si’ nos sugere como os alicerces para manter o nível de consciência elevado e reduzir a pegada ecológica”, afirmou Francesca.

Implicações educacionais e pastorais

A exposição, que foi inaugurada no bairro Mestre de Veneza em outubro de 2020, irá ao campus da IUSVE em Verona na próxima primavera [nosso outono]. Desde a sua inauguração, dezenas de alunos e professores visitaram a exposição respeitando os regulamentos anti-Covid. Alguns deles também vêm da área circundante.

A forma como a exposição foi montada proporcionou um ambiente tátil voltado à experiência, acrescenta o professor Gottardo. “Preferimos permitir que os visitantes tenham uma experiência ao vivo do que apenas fornecer informações”, explica. “Poder tocar em tecidos feitos para cegos ou ver por si mesmos a qualidade do material reciclado ajuda as pessoas de forma relevante na tomada de decisão”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo