Mês mariano

Iniciativas da AIS em Portugal e no Brasil propagam oração do Terço

Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre está em comunhão com a “maratona de oração” convocada pelo Papa Francisco para este mês de maio

Julia Beck
Da redação

Recitação do terço é incentivada pela Igreja durante todo mês de maio/ Foto: Marissa demuner via Unsplash

Os cristãos perseguidos, a paz no mundo e o fim da pandemia são as intenções da Campanha de Oração da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) de Portugal. A iniciativa acontece durante todo este mês.

A AIS Portugal pediu aos cristãos para que escolhessem um período para rezar o terço. O horário pode ser enviado por meio de um formulário através do site da instituição. O objetivo é promover a unidade, além da oração.

No Brasil, a AIS realiza nesta quinta-feira, 13 – Festa Solene da Aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, um terço on-line às 18h. A oração será conduzida pelo assistente eclesiástico da AIS no Brasil, Frei Rogério Lima.

É possível acompanhar a oração do terço por meio da conta da AIS Brasil no Facebook e no Youtube.

Iniciativas para o mês de maio

As iniciativas estão em comunhão com a “maratona de oração” convocada pelo Papa Francisco para este mês de maio.

“Neste mês, é tradição rezar o Terço em casa, com a família; dimensão esta – a doméstica –, que as restrições da pandemia nos ‘forçaram’ a valorizar, inclusive do ponto de vista espiritual”, escreveu o Santo Padre.

Terço no Brasil

Frei Rogério recorda que o rosário, como diz a Carta Apostólica do Papa João Paulo II, Rosarium Virginis Mariae, é caracterizado pela fisionomia mariana. “Porém no seu centro, no seu núcleo principal, é uma oração cristológica”, aponta.

Contemplar o terço é contemplar o rosto, a beleza de Maria, explica o assessor eclesiástico da AIS Brasil. “Mediante o rosário, todos aqueles que acreditam, alcançam graça em abundância”.

Assistente eclesiástico da ACN Brasil, frei Rogério Severino /Foto: ACN

A AIS, lembrou frei Rogério, nasceu como uma resposta diante das necessidades do mundo. A fundação nasceu de um apelo à reconciliação, à reestruturação do amor.

Em sua aparição em Fátima, o religioso recorda que Maria pediu a conversão da humanidade. Outro pedido foi pela paz.

“A AIS é uma fundação de oração, que busca transformação daqueles que ajudam e daqueles que são ajudados. Isso em vista da paz”, continua o assessor eclesiástico da instituição.

Leia mais
.: Intensifiquemos a reza do Terço, pede o Papa Francisco

“A Fundação AIS foi e é consagrada à Virgem de Fátima” – Frei Rogério Lima

Ao meditarem o rosário nesta quinta-feira, 13, a AIS Brasil destacará algumas experiências. “Falaremos sobre ações apoiadas pela AIS e por seus benfeitores. Será uma confirmação de que toda ajuda chega e alcança diversas realidades”.

“Convido todos a viverem essa experiência. Venham celebrar conosco o dia 13 de maio, dia da padroeira da nossa fundação”, convida frei Rogério. 

Campanha de Oração em Portugal

A ideia de convocar uma campanha de oração não é uma novidade. Segundo Felix Lungu, do Departamento de Comunicação da AIS Portugal, a oração, assim como a ajuda e a informação, são os três pilares da instituição.

A intenção pelos cristãos perseguidos surge depois da divulgação do Relatório de Liberdade Religiosa 2021. Segundo Lungu, a AIS defende que não basta apenas o envolvimento em mobilizações e ajuda em prol dos cristãos perseguidos, é preciso também rezar por eles.

“É importante pedir ajuda a Deus porque só Ele pode efetivamente mudar o curso da história. Só Deus pode dar a paz ao mundo, acabar com as guerras e as perseguições, curar as feridas provocadas pelo extremismo religioso ou pela pandemia do coronavírus”, comenta.

Leia mais
.: Parolin: a liberdade religiosa é uma marca da diplomacia do Vaticano
.: Em discurso, Dom Gallagher comenta liberdade religiosa na pandemia

Iniciativas complementares

A Campanha de Oração da AIS e a maratona de oração do Papa são complementares, destaca Lungu.  “Em Portugal conseguimos mobilizar várias centenas de pessoas e diversas comunidades religiosas numa corrente de oração ininterrupta do terço. Quer dizer que durante 24 horas por dia há sempre um grupo de pessoas a rezar o Rosário por estas intenções especiais”, comentou.

Esta dinâmica de oração, opina Felix, representa também uma forma bonita de comunhão.

Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima difundiu aos três pastorinhos em Fátima o pedido de oração pela paz no mundo e pela conversão dos pecadores.

A conversão, aponta Felix, é a palavra-chave que pode ajudar a ultrapassar o problema da pandemia, da perseguição, da falta de paz e do mal que há no mundo.

Imagem de Nossa Senhora de Fátima / Foto: Arquivo Canção Nova

O membro da comunicação da AIS recorda que Portugal apresenta grande devoção à Virgem Maria. “É reconfortante porque é um sinal de esperança!”.

Oração pelo fim da pandemia

“A pandemia dura há muito tempo e as pessoas estão cansadas e desanimadas”, comenta Felix. Ele incentiva os cristãos a oferecerem este período de sofrimento a Cristo para a salvação do mundo. 

A pandemia não pode distrair nem roubar o nosso horizonte, afirmou Lungu. “Não podemos desanimar nem cruzar os braços”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo