Tragédia

Incêndio atinge a catedral de Nantes, na França

Os bombeiros controlaram o incêndio e as causas são desconhecidas

Da Redação, com Vatican News e Reuters

Depois de pouco mais de um ano do incêndio que destruiu a parte superior de Notre Dame, em Paris, a mesma cena se repetiu em outra famosa e amada igreja francesa. Neste sábado, 18, um incêndio atingiu a catedral gótica de Nantes, no noroeste da França. 

Dezenas de bombeiros controlaram o incêndio após várias horas. Ainda havia fumaça saindo da estrutura gótica depois que chamas maciças engoliram o interior. As causas ainda são desconhecidas. 

O chefe de bombeiros local, Laurent Ferlay, disse aos jornalistas que o incêndio havia acontecido atrás do grande órgão, que foi completamente destruído. Janelas com vitrais na frente da catedral foram destruídas, mas o dano não foi tão ruim quanto se temia inicialmente.

“Não estamos em um cenário de Notre Dame de Paris”, disse Ferlay, acrescentando que 104 bombeiros ainda estavam no local para garantir que o incêndio estivesse completamente sob controle.

Não é a primeira vez que a catedral sofre danos: foi alvo de bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial em 1944. Em 1972, um incêndio destruiu o teto da catedral gótica, construída entre os séculos XV e XIX. Foram necessários 13 anos para reabri-la, em maio de 1985. Em 2015, sempre em Nantes, também a basílica de Saint Donatien et Saint Rogatien sofreu com as chamas.

“É realmente muito difícil, essa é a nossa catedral. Temos lágrimas nos olhos”, disse o proprietário da loja local, Jean-Yves Burban.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo