AJUDA

Igreja no Chile oferece suporte a milhares de migrantes haitianos

De acordo com o padre Jean Gaby, Diretor do Departamento de Mobilidade Humana do Arcebispado de Santiago, trata-se de uma iniciativa que sinaliza reciptividade

Da redação, com Agência Fides

Cerca de 10 mil haitianos residentes no Chile foram auxiliado por meio de processos administrativos e judiciais relativos à verificação de passaporte, carteira de identidade e antecedentes criminais, graças ao trabalho conjunto entre a paróquia de Providência e o Consulado da Embaixada do Haiti no Chile.

A iniciativa teve início em 23 de agosto e terminará em 29 de outubro, mas deve ser retomada após o período eleitoral, que será entre novembro-dezembro, conforme informa a nota enviada à Agência Fides pela Conferência Episcopal do Chile.

Padre Jean Gaby, Diretor do Departamento de Mobilidade Humana do Arcebispado de Santiago, afirma: “Começamos com os passaportes, depois passamos aos procedimentos de regularização, como impressões digitais e carteiras de identidade. Havia muita gente todos os dias, mas o importante é que oferecemos o espaço e pudemos trabalhar com voluntários para ajudar no trabalho do Consulado ”.

O sacerdote haitiano destaca que esta iniciativa é um grande sinal de recepção, “porque queremos dar uma oportunidade a todos os migrantes, de ajudar, pois vimos muitas pessoas esperando na Embaixada do Haiti, e aquele espaço ficou pequeno”.

Muitos deles mostraram-se felizes, à vontade até, em regularizar os documentos com mais conforto e tranquilidade nas instalações da paróquia. Anteriormente, eram frequentes as queixas e a impaciência.

Garly Joseph, Conselheira do Serviço Consular da Embaixada do Haiti no Chile, agradeceu à paróquia latino-americana pela colaboração, que permitiu descongestionar o consulado e aumentar o número de procedimentos diários.

Gadiano Gabriel, haitiano há cinco anos no Chile, fez parte da equipe paroquial desta iniciativa. “Foi uma colaboração muito importante. Dentre todas as dificuldades que temos a cada dia para ajudar aos haitianos, esta foi uma bênção, pois conseguimos multiplicar o número de usuários que precisam de atenção para a regularização de diversos processos. É realmente muito importante e urgente para nós”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo