Lideranças

Igreja no Brasil vive encontro antes de Assembleia Eclesial do Celam

Evento acontece nesta terça-feira, 11, e capacitará lideranças do país para a fase de “escuta” da Assembleia do Conselho Episcopal Latino Americano

Da redação, com CNBB

Foto: Christin Hume via Unsplash

Nesta terça-feira, 11, das 19h30 às 21h, acontece o encontro “Assembleia Eclesial: Convocação para o Processo de Escuta”. A iniciativa é organizada pela Comissão Nacional de Animação do Brasil e será realizada pela plataforma Zoom.

A formação tem como público-alvo os secretários executivos dos regionais da CNBB, assessores, presidentes de Organismos, coordenadores de Pastorais e movimentos e coordenadores de pastorais diocesanos.

Fase de “escuta”

O encontro é parte do processo de escuta do Povo de Deus. Ele antecede a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Este último será organizado pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).

O objetivo dessa preparação é gerar diálogos e atividades. Ambos serão o fio condutor de todo o processo de discernimento até e durante a Assembleia. O período de escuta estende-se até meados de julho.

Assembleia Eclesial do Celam

A Assembleia tem como lema: “Somos todos discípulos missionários em saída”. Ela será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021.

O evento acontece presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México. Outros lugares da América Latina e do Caribe a viverão de e forma remota.

O subsecretário adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Marcus Barbosa Guimarães, membro da Comissão Nacional de Animação do Brasil, comentou sobre o encontro.

Segundo o sacerdote a formação buscará aprofundar os objetivos geral e específicos. O conteúdo central e o processo metodológico sinodal da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe também serão estudados.

“Convidamos amplamente todas as nossas lideranças de pastoral para esse momento de formação e sensibilização. Isso para entrarmos com empenho, alegria e entusiasmo no Processo de Escuta, ponto chave do caminho metodológico da Assembleia, que se estenderá até fim de junho próximo”, comentou.

Vídeo de mobilização

A Comissão Nacional de Animação do Brasil produziu um vídeo com informações em português sobre os objetivos, programa e metodologia do encontro.

Entenda o que é a fase de escuta

A escuta é uma proposta aberta a todos, na qual é possível participar através de atividades comunitárias, fóruns temáticos e contribuições individuais. As inscrições podem ser feitas através da utilização de uma plataforma de colaboração on-line, no website da Assembleia Eclesial, na sua seção “ESCUTA”. 

É necessário um cadastro no endereço para oferecer a contribuição na plataforma. Os agentes de pastoral, padres, bispos, religiosos, diáconos, cristãos leigos e leigas poderão participar desse processo sinodal e apontar como acompanhar Jesus encarnado atualmente no meio do povo.

A Assembleia Eclesial almeja responder à seguinte questão geradora: Quais são os novos desafios para a Igreja na América Latina e no Caribe, à luz da V Conferência Geral de Aparecida, dos sinais dos tempos e do Magistério do Papa Francisco, para a Assembleia?

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo