Cristo Redentor

Igreja no Brasil realiza missa em homenagem às vítimas da covid-19

Celebração presidida por Dom Orani Tempesta foi pensada para que esse semestre fosse iniciado com esperança e paz

Julia Beck
Da redação

Dom Orani durante missa em homenagem às vítimas da covid-19 /Foto: Reprodução – Youtube WebTV Redentor

A missa em homenagem a todas as vidas perdidas durante a pandemia da covid-19 – organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), foi realizada na noite desta quarta-feira, 1º, na Paróquia São José da Lagoa. Inicialmente, a celebração seria realizada no Santuário do Cristo Redentor, mas por questões climáticas, o local precisou ser alterado,

A celebração, presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, foi transmitida ao vivo pelo youtube, e considerada um momento de união e força para todos os brasileiros. Em mensagem, transmitida no início da santa missa, o presidente da CNBB, Dom Walmor de Oliveira, convidou os fiéis a olharem com profunda solidariedade para as chagas do mundo.

 “Queremos lançar o nosso olhar sobre este mundo de chagas expostas, com o olhar de Cristo Redentor. Olhar luminoso, um olhar de amor”, destacou o bispo. Dom Walmor prosseguiu: “Voltemos o nossos olhar, solidariamente, para todas as famílias enlutadas, compartilhando essa dor. Que possamos transformar esta dor em uma experiência bonita de fortaleza, de um caminho que continua e que precisa ser percorrido com a força do amor”, exortou.

Homilia

Na homilia, Dom Orani comentou sobre os fortes ventos que sopraram sobre a cidade do Rio de Janeiro na noite de ontem e recordou o momento de oração realizado pelo Papa Francisco na Praça São Pedro, em maio passado. “Ele [Papa] falava do barco no meio do mar açoitado pelos ventos. Os ventos que chegaram ao Rio de Janeiro hoje são algo incomum e representam esse momento que vivemos: difíceis e dolorosos”.

O cardeal destacou que naquela noite o Redentor tornou-se o altar do mundo e comentou sobre a presença do Senhor na história, algo que leva à reflexão. Repensar atitudes, superar diferenças e valorizar o bem é o que pediu Dom Orani. “Nesse momento, por mais que se feche as fronteiras, a pandemia percorre todo o globo”, lembrou.

“Quando rezamos a Deus pelo descanso eterno daqueles que partiram, no mundo inteiro, reeducamos o sentido mais profundo e amplo do nosso viver à fraternidade do amor e do cuidado uns com os outros”, afirmou Dom Orani.

Francisco foi citado, mais uma vez, pelo arcebispo do Rio de Janeiro, que recordou a oração realizada pelo Pontífice no mês de maio, a Nossa Senhora. “Ele [Papa] se refere a esse momento de dor pedindo a Maria para que volte para nós seu olhar misericordioso e conforte os que se sentem perdidos e choram pelos seus familiares mortos, por vezes sepultados de uma maneira que fere a alma”.

Apesar da dor e do sofrimento, Dom Orani exortou: “Nada disso, porém, deve nos separar do amor de Cristo. Somos convidados a descobrir no amor de Cristo a saída desses momentos mais obscuros. Direção e segurança para os novos desafios, criatividade para servir e consolo para saber que Deus não nos abandona na dor, porém vem ao nosso encontro e compartilha dos nossos sofrimentos”. O cardeal sublinhou que, para os católicos, a morte não é a última palavra.

“Cristo nos ensina que a vida vence a morte. Assim como Ele venceu com a ressurreição, nossos irmãos que já se encontram diante de Deus, um dia ressurgirão, pois a vitória de Jesus é também a nossa. Nascemos para viver e a morte é a porta para a vida eterna”, declarou.

A celebração, segundo o cardeal, foi pensada para que o semestre fosse iniciado com esperança e paz. “O coração de Jesus não é somente refúgio e descanso, mas realidade fundamental para que o homem encontre a verdadeira paz e felicidade”, complementou. Por fim, Dom Orani incentivou:

“Precisamos construir uma civilização do amor no lugar do medo e do individualismo, do egoísmo e da falta de liberdade. Nós não estamos sozinhos, acolhamos a visita de Cristo em lugares inimagináveis de nossa vida. (…) Seja qual for o momento, eis que o Senhor bate à nossa porta para ser esperança e caminho da paz”.

Mensagem do Papa

Ao final da celebração eucarística, foi transmitida uma mensagem do Papa Francisco. “Nessa hora, os braços do Papa se alargam para abraçar a inteira nação brasileira”, iniciou o Pontífice. O Santo Padre falou das dificuldades enfrentadas no país e pediu: “Tenham sempre no coração esta certeza: Deus caminha ao lado de vocês, Ele nunca os deixa desamparados”.

Francisco prosseguiu exortando os brasileiros a não perderem a esperança. “Deus é a nossa esperança. Olhem para frente com confiança. A travessia é longa e cansativa, mas olhem para frente”.

Na sequência, o Cristo Redentor recebeu projeções em homenagem aos mais de 500 mil mortos no mundo todo neste tempo de pandemia e um show da cantora Alcione foi transmitido.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo