Preparativos

Igreja latino-americana segue itinerário espiritual para Assembleia Eclesial

Subsídio é divulgado a cada dois meses; assembleia eclesial da América Latina e do Caribe será em novembro

Da Redação, com Agência Fides

logo da assembleia eclesial da américa latina e caribe

Logo da Assembleia Eclesial / Foto: Divulgação

Seguem os preparativos das Igrejas latino-americanas para a primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe. O evento será de 21 a 28 de novembro na Basílica de Guadalupe, no México, e já recebeu o encorajamento do Papa Francisco. Ele enviou uma videomensagem por ocasião da apresentação da Assembleia em janeiro passado.

Nessa mensagem, Francisco lembrou que a assembleia eclesial será realizada pela primeira vez. Não será uma conferência do episcopado latino-americano como as anteriores, mas um encontro do Povo de Deus: leigos, consagrados, padres e bispos. Eles caminham, rezam, discutem, buscam a vontade de Deus, frisou o Santo Padre.

O Conselho Episcopal Latino-americano preparou e divulgou o primeiro subsídio do Itinerário Espiritual, válido até março. A proposta é promover a participação do povo de Deus que vive a sua fé nas diversas realidades presentes no continente. Além disso, acompanhar o caminho da Igreja na preparação da Assembleia eclesial. O subsídio é o primeiro de uma série, e será publicado a cada dois meses. O material está disponível para download, também em língua portuguesa, na página do evento: asambleaeclesial.lat/itinerario/

O tema deste primeiro encontro é “A identidade dos discípulos missionários”, com o lema “Discípulos para o Reino”. A introdução do documento explica que a proposta é entrar no itinerário dos discípulos missionários, caminhando juntos, em sinodalidade.

Nessa perspectiva, o primeiro encontro propõe conhecer a realidade e a identidade dos discípulos missionários segundo o Documento de Aparecida. O subsídio é articulado em cinco etapas, que partem de um testemunho de vida seguido por um tempo de meditação e reflexão. Então, segue a escuta de um trecho da Palavra de Deus, a adoção de um empenho concreto de vida e, enfim, um momento celebrativo de oração.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo