Padroeiro da Igreja

Igreja inicia novena em preparação à Festa de São José

São José é comemorado pela Igreja em 19 de março, uma figura de proteção, inspiração e modelo para toda a Igreja 

Nathália Cassiano 
Da Redação

guardião das vocações

Foto: Canção Nova

Patrono da igreja, homem justo, fiel, grande santo a quem Deus confiou à Família de Nazaré. Neste mês de março, a igreja abre espaço dentro da Quaresma para celebrar a solenidade de São José no dia 19. A preparação para esta festa começa hoje com a novena do Glorioso José

O pároco da igreja Santos Anjos, no Leblon, Rio de Janeiro, padre Thiago Azevedo, explica o sentido de se dirigir a São José através da novena. Ele lembra que toda novena é um tempo de preparação espiritual para uma festa ou solenidade, dias de olhar para a vida daquele santo que será celebrado. O objetivo é justamente aprender com suas virtudes e modelo de vida.

Leia também
.: São José é mestre da vida espiritual e do discernimento, afirma Papa

Em seu sacerdócio, padre Thiago já pôde testemunhar muitas graças alcançadas por fiéis dentro da novena de São José. A graça gestacional, por exemplo, ou pessoas que conseguiram graça na vida profissional, com um trabalho. “Por isso, eu recomendo a todos que façam a novena de São José e se preparem bem para a grande solenidade do nosso santo padroeiro”. 

O missionário Vinícius Fonsêca Neves testemunha essa intercessão do santo. Ele vê São José muito ligado à divina providência, sendo aquele que auxilia a família. “Nos momentos mais decisivos da minha vida fiz a novena e recorri a São José, principalmente quando passei por problemas familiares, o santo sempre me socorreu. Se tenho uma necessidade peço ao pai espiritual. E na hora certa irá me conceder”, relata. 

“Recorro a São José, na certeza de que irá me atender. Exemplo de pai que transborda confiança e segurança a cada filho necessitado”, diz a missionária Camila Steffanni Ribeiro.

Patrono universal e modelo para as famílias

Em 1870, Papa Pio IX denominou São José como patrono universal da Igreja católica. No ano de 2020, por ocasião dos 150 anos dessa proclamação, Papa Francisco instituiu um ano dedicado a São José.  “Por aí é possível percebermos a importância. Ele (São José) representa de fato essa figura de proteção, de inspiração e modelo para toda a Igreja”. 

Padre Thiago lembra também que São José é modelo para as famílias cristãs, exemplo para os pais, para os homens. Ele ressalta ainda a peculiaridade dele ser um dos poucos santos que têm mais de uma data comemorativa. Além do dia 19 de março, também há uma data comemorativa no dia  1° de maio, como São José trabalhador, ou São José como padroeiro dos trabalhadores.

“Nesse sentido, ele também é modelo daquele que busca, com o suor do seu trabalho, o pão de cada dia para a sua família. A dignidade do trabalho que também manifesta de algum modo a providência de Deus. Por meio do trabalho humano, Deus é capaz de abençoar a vida dos seus filhos”. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo