de 8 a 15 de agosto

Igreja em Portugal celebra Semana Nacional de Migrações

Obra Católica Portuguesa das Migrações quer mapear a ação da Igreja neste setor

Da redação, com Agência Ecclesia

Migrantes e refugiados/Foto: Reprodução Agencia EFE via Reuters

A Igreja Católica em Portugal vai celebrar de 8 a 15 de agosto a 49ª Semana Nacional de Migrações. O evento tem como tema: ‘Rumo a um nós cada vez maior’. Tradicional peregrinação ao Santuário de Fátima está inclusa na programação.

“É tempo de reconstruir, a partir de um tempo forte de espiritualidade, como aquele que nos oferece este santuário altar do mundo, onde sentimos que temos mãe a quem confiar as nossas angústias, chorar as nossas mágoas, retemperar as nossas energias, renovar a nossa esperança”, assinala Eugénia Costa Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM).

Leia mais:
.: Papa pede acolhimento e integração de migrantes e refugiados
.: Papa pede atenção a intolerância e xenofobia contra migrantes

A OCMP destaca que a Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de agosto, o “coração desta semana”, vai ser presidida pelo cardeal Jean-Claude Höllerich. O purpurado é arcebispo de Luxemburgo e presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE).

A peregrinação vai realizar-se seguindo todas as medidas sanitárias por causa da pandemia Covid-19. Pelo segundo ano consecutivo não haverá vigília noturna. No domingo, 15, realiza-se também uma jornada de solidariedade com a mobilidade humana.

Mapeamento da ação da Igreja

Imagem: Divulgação

A Obra Católica Portuguesa das Migrações quer “mapear a ação da Igreja” no apoio aos migrantes e refugiados. O mapeamento acontecerá através da metodologia dos “4 R”: rostos, rotas, raízes e recursos.

O organismo da Conferência Episcopal Portuguesa quer saber quem são as pessoas atendidas, de onde vêm, porquê e que instituições estão envolvidas “no acolhimento, proteção e promoção e inclusão dos que chegam, dos que partem e dos que regressam”.

“É importante estarmos conscientes do bem que a Igreja faz através das suas diferentes instituições: Secretariados diocesanos de migrações, Cáritas diocesanas, paróquias, congregações religiosas, associações, IPSS, fundações, centro de assistências paroquiais, escolas”, explica a Obra Católica Portuguesa das Migrações. O pedido é que estas informação sejam enviadas para o e-mail: ocpm@ecclesia.pt.

Preparação para o Dia Mundial do Migrante

Com a Semana Nacional de Migrações, a OCPM dá início à preparação do 107º Dia Mundial do Migrante. Data será celebrada em 26 de setembro. Tema escolhido pelo Papa para este ano é: ‘Rumo a um “nós” cada vez maior’.

“Estamos todos no mesmo barco e somos chamados a empenhar-nos para que não existam mais muros que nos separam, nem existam mais os outros, mas só um nós, do tamanho da humanidade inteira”, escreveu Francisco em sua mensagem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo