ÁSIA

Igreja da Ásia: ‘Tirar os sapatos’ expressa o caminho sinodal

A Igreja na Ásia encontrou sua voz e publicou sua resposta à Etapa Continental do Sínodo, que se caracteriza por um antigo costume tradicional asiático

Da redação, com Vatican News

Capa do Documento Final da Federação das Conferências Episcopais Asiáticas da Assembleia Continental Asiática sobre Sinodalidade / Foto: Reprodução

A Federação das Conferências Episcopais Asiáticas (FABC) divulgou o Documento Final da Assembleia Continental Asiática sobre Sinodalidade. O documento é fruto de uma síntese das respostas das 17 Conferências Episcopais e de dois Sínodos das Igrejas Orientais, bem como das contribuições dos presidentes e delegados das Conferências Episcopais na Assembleia Continental realizada em Bangkok de 24 a 26 de fevereiro.

A Ásia responde ao Documento Continental

Lar de 4,6 bilhões de pessoas e a maioria dos bilionários do mundo, a Ásia também abriga uma considerável população católica estimada em cerca de 150 milhões de pessoas, ou 3,31% da população total.

Leia também
.: Papa aos bispos asiáticos: o que o Espírito Santo diz a vocês?

Embora seja uma minoria, o Documento Final afirma desde o início que a Igreja Católica “contribui muito nos campos da educação, saúde, assistência social e alcance dos grupos pobres e marginalizados da sociedade”.

O processo sinodal na Ásia coincidiu “providencialmente” com a Conferência Geral FABC 50, realizada em outubro de 2022. Alguns dos países conseguiram “envolver muitas pessoas de diferentes esferas da vida, enquanto outros só conseguiram reunir grupos menores de pessoas”.

Uma limitação que contribuiu para isso foi “a incapacidade de traduzir o Documento para o Estágio Continental (DCS) para as muitas línguas vernáculas” faladas na Ásia.

Ressonâncias asiáticas para o DCS

Um “amor profundo pela Igreja” expresso por meio de “emoções variadas como alegria, tristeza, vulnerabilidade e feridas” é apresentado como a primeira ressonância com o DCS.

O processo sinodal também permitiu que as Igrejas locais na Ásia se tornassem mais conscientes de “seus contextos únicos e culturas ricas”, bem como o fato de que muitos cristãos na Ásia “sofrem várias ameaças por manter sua fé” a ponto de sofrer “novas formas de ‘martírio’.”

Entre as feridas que ressoam na Igreja na Ásia estão: “abusos relacionados a finanças, jurisdição, consciência, autoridade e sexo”, “falta de inclusão suficiente das mulheres na governança e na tomada de decisões”, “falta de compreensão e falha no fornecimento cuidado pastoral suficiente para alguns grupos de pessoas que fazem parte da Igreja, mas muitas vezes lutam para se sentirem acolhidos”, “a infiltração de ideologias como o individualismo, o consumismo e o materialismo” e o silenciamento da voz da Igreja por “regimes opressores”.

Novos caminhos

São essas mesmas “alegrias e feridas” que podem se tornar “oportunidades” para uma “nova visão na visão pastoral de uma… Igreja sinodal”, continua o Documento Final.

“A Igreja deve começar com um espírito de inclusão onde todos se sintam acolhidos e com um sentimento de pertencimento dentro da tenda. Como povo de Deus, ninguém deve ser excluído; mesmo que sejam frágeis e fracos, o inclusivismo dentro da Igreja é uma obrigação para a Igreja sinodal”.

Várias realidades asiáticas, como a diversidade das religiões, “conduzem” a Igreja ao diálogo, à construção da paz, à reconciliação e à concórdia. De fato, o documento observa que “em alguns lugares, esse impulso para o diálogo foi uma iniciativa apenas da Igreja Católica e há momentos em que a reciprocidade não é possível”.

O Documento também registra algumas reservas expressas nas Igrejas da Ásia em relação ao diálogo. No entanto, há um “sentido forte” de que a “Igreja voltada para dentro” na Ásia precisa se mover em direção a uma “missão ad-extra” por meio de uma “abordagem mais missionária, comunitária e integrada”.

Tensões comuns na Ásia

O Documento Final observa que existe uma “divisão” entre as várias realidades que compõem a Igreja, muitas vezes promovida por “estilos de liderança que impedem (às vezes até excluem) outros de viver seu chamado batismal para serem discípulos autênticos”.

Isso pode ser superado por meio da “ampliação dos espaços para o possível ministério laical”, implementando o ministério do Catequista, exigindo responsabilidade e transparência com o exercício do poder, reavaliando fenômenos como a falta de vocações sacerdotais e a ausência de jovens na Igreja e incorporar na vida e na missão da Igreja pessoas que vivem diversas “pobrezas”. Outras tensões que o Documento Final aborda tratam de conflitos religiosos e clericalismo.

A contribuição da Ásia para a nova evangelização

Embora reconheça o grande número de asiáticos que vivenciam a migração, são refugiados ou deslocados, o Documento reconhece que muitos deles se tornaram “missionários do evangelho, pois trazem não apenas suas experiências vividas, mas também sua fé”.

Assim, uma forma de a Igreja incluí-los é “integrando-os e acompanhando-os neste caminho como novos evangelizadores”.

Seis prioridades foram identificadas no Documento Final apresentado ao Sínodo para o continente da Ásia: Formação, Inclusão e Hospitalidade, Discípulos Missionários, Responsabilidade e Transparência, Oração e Adoração e Meio Ambiente.

Cada uma dessas áreas identifica uma faceta necessária para uma Igreja sinodal que “procura renovar a face da terra” à imitação de Jesus que “veio para redimir e reconciliar todas as coisas”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo