22 de fevereiro

Igreja celebra Solenidade da Cátedra de São Pedro

Data é de oração e ação de graças pela missão do primeiro Papa da Igreja, São Pedro, e de seus sucessores

Da redação

Cátedra de São Pedro, localizada na Basílica Vaticana /Foto:Lauren Cater – CNA

Nesta segunda-feira, 22, a Igreja Católica celebra a Solenidade da Cátedra de São Pedro. A festa é uma tradição antiga, datada do final do século IV. Na ocasião, é dado graças a Deus pela missão confiada ao apóstolo Pedro e seus sucessores.

No ano de 2019, a solenidade foi recordada por padre Frederico Lombardi durante encontro sobre “A Proteção dos Menores da Igreja”.

O evento contou com a participação do Papa Francisco. Em um momento de oração, o sacerdote lembrou a finalidade da data:

“Toda a Igreja reza pelo Santo Padre, pelo seu serviço de ensinamento e guia. Fazemos os votos de todo o coração, junto com toda a Igreja”, disse padre Lombardi.

O que é a Cátedra de São Pedro

A Cátedra é um grande trono de bronze, sustentada pelas estátuas de quatro doutores da Igreja. Dois do Ocidente, Santo Agostinho e Santo Ambrósio, e dois do oriente, São João Crisóstomo e Santo Atanásio.

A obra, do escultor italiano Gian Lorenzo Bernini, está localizada na basílica de São Pedro.

Solenidade

A tradição da Igreja atribui um forte significado espiritual à Cátedra. Ela significa a sede fixa do bispo, localizada na Igreja mãe de uma diocese que, por este motivo, é chamada “catedral”.

O objeto simboliza a autoridade do bispo e, em particular, de seu “magistério”.  Ela traduz o ensinamento evangélico que o bispo, enquanto sucessor dos apóstolos, está chamado a transmitir à comunidade cristã.

São Pedro

A “Cátedra” de São Pedro é a representação do escolhido por Cristo como “rocha” sobre a qual a Igreja foi edificada (cf. Mateus 6, 18). Pedro começou seu ministério em Jerusalém, depois da ascensão do Senhor e de Pentecostes.

A primeira “sede” da Igreja foi o Cenáculo, em Jerusalém. É provável que naquela sala se reservasse um posto especial a Simão Pedro.

Em seguida, a sede de Pedro foi Antioquia, cidade situada no rio Oronte, na Síria, hoje Turquia. Naqueles tempos, era a terceira cidade do Império Romano depois de Roma e de Alexandria do Egito.

Leia também
.: Sacerdote comenta história da festa de São Pedro e São Paulo

Daquela cidade, evangelizada por Barnabé e Paulo, onde “pela primeira vez os discípulos receberam o nome de “cristãos” (Atos 11, 26), Pedro foi o primeiro bispo da Igreja.

Depois, a Providência levou Pedro a Roma. Portanto, o caminho vai de Jerusalém (Igreja nascente) a Antioquia (primeiro centro da Igreja, que agrupava pagãos) e também unida à Igreja proveniente dos judeus.

Posteriormente, Pedro dirigiu-se a Roma, centro do Império, onde concluiu com o martírio seu serviço de difusão do Evangelho.

Roma e os Papas

Por esse motivo, a sede de Roma, que havia recebido a maior honra, recebeu também a tarefa confiada por Cristo a Pedro: estar a serviço de todas as Igrejas particulares para a edificação e a unidade de todo o Povo de Deus.

A sede de Roma, depois das migrações de São Pedro, foi reconhecida como a do sucessor de Pedro, e a “cátedra” de seu bispo representou a do apóstolo encarregado por Cristo de apascentar todo seu rebanho.

A cátedra do bispo de Roma representa, portanto, não só seu serviço à comunidade romana, mas também sua missão de guia de todo o Povo de Deus.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo