9 de junho

Igreja celebra São José de Anchieta, o "Apóstolo do Brasil"

Papa Francisco descreve o santo como “um jovem que lançou os fundamentos culturais de uma Nação”

Da redação

Imagem de São José de Anchieta /Foto: Divulgação – Prefeitura de Anchieta (ES)

A Igreja celebra nesta quinta-feira, 9, São José de Anchieta. Popularmente conhecido como apóstolo do Brasil, Anchieta foi beatificado em 22 de junho de 1980 e declarado santo no dia 3 de abri de 2014, por intermédio de um decreto assinado pelo Papa Francisco.

A canonização do santo é considerada “equipolente”, isto é, foi decretada sem a comprovação de milagre, mas pelo decurso de vida do então beato.

Sobre o santo, Papa Francisco o descreveu como “um jovem que lançou os fundamentos culturais de uma Nação”. Em missa de ação de graças pela sua canonização, em 2014, o Pontífice destacou que José de Anchieta soube comunicar o que ele viu e ouviu do Senhor:

“Um jovem de 19 anos… Era tão grande a alegria que ele sentia, era tão grande o seu júbilo, que fundou uma Nação: lançou os fundamentos culturais de uma Nação em Jesus Cristo. Não estudou teologia, também não estudou filosofia, era um jovem! No entanto, sentiu sobre si mesmo o olhar de Jesus Cristo e deixou-se encher de alegria, escolhendo a luz”.

Santuário no Brasil

No Brasil, no município de Anchieta, a 90 quilômetros de Vitória (ES), há um Santuário dedicado a São José de Anchieta.

No último ano, o reitor, padre Nilson Maróstica, afirmou que depois da canonização em 2014, o povo brasileiro tem despertado para a grandeza deste santo.

Oração pelo fim da pandemia

Em 2020, o Santuário Nacional São José de Anchieta motivou os brasileiros a recorrerem à intercessão do santo pelo fim da pandemia.

O padre jesuíta Felipe de Assunção Soriano compôs a “Oração a São José de Anchieta nas Epidemias”. Uma maneira de rogar pela intercessão do santo nestes dias pandêmicos. Confira:

Breve histórico

São José de Anchieta nasceu em Tenerife-Espanha em 1534. Após entrar na Companhia de Jesus em Coimbra, embarcou aos 19 anos para o Brasil.

Missionário zeloso junto aos indígenas, foi professor, poeta, dramaturgo, fundador de cidades, e acima de tudo, um verdadeiro apóstolo que plantou os valores do Evangelho no Brasil nascente.

Morreu em 1597, aos 63 anos na atual cidade de Anchieta (ES). Uma frase do Poema à Virgem: “Não foi a lança do soldado que abriu o coração de Jesus, foi a Misericórdia e o amor”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo