15 de julho

Igreja celebra os 170 anos do nascimento de Santa Francisca Cabrini

Instituto das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, fundado pela santa, programou uma live e o lançamento de um filme sobre a vida da religiosa

Da redação

O Instituto das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus (SJC), juntamente com toda a Igreja, celebra, nesta quarta-feira, 15, os 170 anos de nascimento de Santa Francisca Xavier Cabrini, fundadora do instituto. Por ocasião da data, a Irmã Carla Gomes e a professora Maria Palmira Giovannelli farão hoje, às 20h, uma live pelo instagram (@carlinhagomesfernandes) com o tema: “Do Coração de Jesus ao Coração de Cabrini”.

O dia também será marcado pelo lançamento mundial do filme de Madre Cabrini – em inglês com legendas em espanhol. A produção estará disponível em 21 países do mundo e será possível aluga-la por 48 horas on-line, a um baixo custo.

Sobre a data, Irmã Carla conta que é uma grande alegria celebrar Santa Francisca Xavier, considerada pela Igreja a “mãe dos emigrantes”, “serva dos pobres”, “consoladora dos enfermos”, “padroeira dos migrantes”, “mestra das crianças”, “amiga dos trabalhadores” e “discípula do coração de Jesus”.

A religiosa destaca que a santa italiana foi batizada no mesmo dia que nasceu, 15 de julho, e com a idade sentiu um grande desejo de ser missionária na China. Francisca Xavier fundou o Instituto das Missionárias do Sagrado Coração aos 30 anos, em 14 de novembro de 1880.

“Santa Francisca consagrou a sua vida para a missão e em tudo buscou a glória do Santíssimo Coração de Jesus”, revela Irmã Carla. A religiosa conta que o desejo de compartilhar o amor do coração de Cristo ao mundo foi concretizado pela santa logo após encontro com o Papa Leão XIII, quando contou seu sonho de ir à China. Na ocasião, a Irmã conta que o Papa disse à santa: “Francisca não ao oriente, mas ao ocidente”. “Essas palavras mudaram completamente o seu programa missionário, indicando uma nova estrada”. Veja mais no vídeo abaixo:

No dia 23 de março de 1889, Cabrini juntamente com sete irmãs embarcaram para a nova missão em Nova York (NY), nos EUA. Junto com outras religiosas, Irmã Carla afirma que a santa iniciou seu apostolado: fundou hospitais, orfanatos, escolas, asilos na América e em toda a Europa, cultivando sempre a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus.

Durante sua vida, Santa Francisca realizou ações para a promoção da vida dos mais pobres, dos imigrantes italianos em NY e dos mais necessitados em outras nações. Em 22 de dezembro de 1917 concluiu sua existência terrena em Chicago, EUA. A beatificação aconteceu no dia 13 de novembro de 1938, pelas mãos do Papa Pio XI, e no dia 7 de julho de 1946 foi canonizada pelo Papa Pio XII, sendo reconhecida santa pela Igreja. “Hoje continuamos esse legado em 16 países no mundo todo”, concluiu Irmã Carla.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo